Topo

Crise econômica deixa jogo da 'Fúria' fora da TV espanhola

12/10/2012 15h24

MADRI, 12 Out 2012 (AFP) -A partida entre Belarus e Espanha, disputada nesta sexta-feira e válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Brasil-2014, não está sendo transmitida pela televisão espanhola, em razão da crise econômica que impediu os canais do país de arcar com o preço cobrado pela empresa alemã Sportfive para a compra dos direitos.

Na terça-feira, o canal Telecinco, que havia transmitido a partida anterior, na qual a 'Fúria' superou a Geórgia por 1 a 0, já tinha avisado AFP que não pretendia exibit o jogo.

"O nosso canal não vai adquirir os direitos desta partida. O preço cobrado não se adequa aos nossos critérios de rentabilidade", tinha explicado um porta-voz do Grupo Mediaset, proprietário da Telecinco.

De acordo com o jornal El Pais, Sportfive, que no início chegou a cobrar 3 milhões de euros pelos direitos de transmissão, acabou reduzindo este valor para 800.000 euros, mas mesmo assim nenhum canal aceitou a oferta.

Além disso, a TVE, a televisão pública espanhola, já anunciou que não renovará em 2013 seu contrato com a empresa Santa Mónica, que comercializa os direitos dos jogos que a seleção disputa na Espanha.

"Em 2013, a TVE não vai renovar o contrato que vence em dezembro deste ano porque não poderá arcar com o valor cobrado para transmitir as partidas", explicou um responsável da comunicação do canal público.

Este reflexo da crise econômica deixa os torcedores espanhóis sem a possibilidade de assistir às partidas da seleção mais vitoriosa da atualidade, que conquistou na sequência dois títulos da Eurocopa (2008 e 2012) e uma Copa do Mundo (2010).

Na história recente da seleção espanhola, apenas um jogo não foi transmitido ao vivo, em 1983, quando a 'Fúria' enfrentou Malta, mas na ocasião o motivo foi uma falha técnica. A partida foi filmada pela equipe da TVE e acabou sendo transmitida quatro horas depois.