Topo

Louvre abre ao público nova área de arte islâmico

Pôster anuncia a abertura da nova área do museu do Louvre, em Paris, dedicada à arte islâmica (22/9/12) - AFP PHOTO MEHDI FEDOUACH
Pôster anuncia a abertura da nova área do museu do Louvre, em Paris, dedicada à arte islâmica (22/9/12) Imagem: AFP PHOTO MEHDI FEDOUACH

22/09/2012 12h36

PARIS, 22 Set 2012 (AFP) -O museu parisiense do Louvre abriu neste sábado (22) ao público uma nova área dedicada à arte islâmica, em uma tentativa de estimular mais conhecimento de uma religião vista geralmente com desconfiança nos países ocidentais.

A ala dedicada à arte islâmica custou aproximadamente 100 milhões de euros (131 milhões de dólares) e teve o apoio do governo francês e importantes doações da Arábia Saudita, Marrocos, Kuwait, Omã e Azerbaijão.

Os 3 mil metros quadrados da ala, dividida em dois andares, percorrem a arte islâmica do século VII até o século XIX em 3 mil peças.

A nova área, inaugurada oficialmente na terça-feira (18) pelo presidente francês François Hollande, foi aberta neste sábado ao público, que pode apreciar a arte de uma região geográfica que vai da Europa até a Índia, e que inclui a mais antiga carta de amor do mundo muçulmano.

A França tem mais de quatro milhões de muçulmanos.

A enorme exposição no Louvre coincide com uma série de protestos nos países muçulmanos contra um vídeo produzido nos Estados Unidos que ofende o profeta Maomé e contra charges do profeta publicadas em uma revista francesa.