Topo

AFP premiada por cobertura dos desafios ecológicos na Ásia

23/08/2012 06h33

Cingapura, 23 Ago 2012 (AFP) -A Agence France-Presse (AFP) foi premiada nesta quinta-feira em Cingapura por seu trabalho na cobertura dos desafios ambientais na Ásia e seu impacto sobre as populações.

A AFP foi premiada na categoria "Excelência na reportagem ambiental" durante uma cerimônia organizada pelo Singapor Environment Council (SEC), uma ONG regional.

"A AFP é recompensada por sua cobertura diversificada e suas reportagens suscetíveis de provocar uma mudança concreta ao situar os homens no centro centro, apoiada por fatos políticos e científicos", destaca o SEC.

As reportagens premiadas incluem texto, fotografia e vídeo.

Uma delas foi realizada na Malásia, na ilha de Bornéu, onde as tribos indígenas foram expulsas de suas terras antes da construção da hidrelétrica de Bakun, no rio Balui.

Também incluem o combate dos habitantes da cidade costeira de Iwaishima, Japão, contra uma central nuclear ou o de camponeses cambojanos contra o tráfico de madeira.

O diretor regional da AFP para a Ásia Pacífico, Gilles Campion, comemorou o prêmio, apresentado pela ministra do Meio Ambiente de Cingapura, Vivian Balakrishan.

"Reforça nosso compromisso para garantir uma cobertura séria e coerente dos temas ambientais na Ásia", declarou.