Topo

Entretenimento


Gabriel García Márquez padece de demência senil

06/07/2012 19h51

MÉXICO, 6 Jul 2012 (AFP) -Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de literatura 1982, padece de demência senil, revelou seu irmão Jaime, que fala por telefone diariamente da Colômbia com o escritor para lhe refrescar a memória, publicou nesta sexta-feira o jornal El Universal em seu site.

"O que ele tem são alguns conflitos de memória; na família todos sofremos de demência senil, e eu também já começo a ter alguns problemas e por isso ele já tem os estragos", disse Jaime García Márquez durante uma conferência magistral que fez no balneário colombiano de Cartagela e cujos discursos são publicados pelo jornal mexicano.

Jaime García Márquez lembrou que seu irmão começou a apresentar sintomas de demência senil em 1999 quando teve um câncer linfático que quase o levou à morte e o tratamento de quimioterapia que recebeu acelerou o processo de doença mental.

O autor de "Cem Anos de Solidão" comunica-se quase diariamente com seu irmão na Colômbia.

Gabriel García Márquez celebrou em março seu aniversário de 85 anos com sua mulher Mercedes, seu velho amigo Álvaro Mutis e outros artistas próximos em sua casa do sul da Cidade do México, onde vive desde 1961.

Newsletters

Receba por email as principais notícias do UOL sem pagar nada.

Quero receber

Mais Entretenimento