Topo

Exposição comemora 50 anos da saga cinematográfica de 'James Bond'

James Bond em frente ao Aston Martin DB5 usado em "007 contra GoldenEye" (1995). A exposição em homenagem ao meio século de vida da franquia 007 foi montada com a ajuda de produtores dos filmes - AP
James Bond em frente ao Aston Martin DB5 usado em "007 contra GoldenEye" (1995). A exposição em homenagem ao meio século de vida da franquia 007 foi montada com a ajuda de produtores dos filmes Imagem: AP

Londres

05/07/2012 20h12

Smokings, biquínis e martinis estão entre as centenas de objetos expostos em Londres para celebrar o meio século desde que o personagem "James Bond" saltou dos romances de Ian Fleming para o cinema. 

Mais de 400 peças de arquivo dos filmes do agente secreto mais famoso a serviço da rainha poderão ser vistas a partir desta quinta-feira (5), no Centro Barbican, em Londres, na exposição "Designing 007: 50 Years of Bond Style", uma celebração da evolução do estilo do espião britânico.

A exposição é uma viagem pelo mundo sofisticado de James Bond, de 1962 aos dias de hoje. Os visitantes são recebidos por um boneco do ator Sean Connery em tamanho real, apoiado no capô do Aston Martin DB5 que ele usou em uma perseguição no filme "OO7 contra Goldfinger", de 1964.

Um tapete vermelho estendido no interior de um cano de pistola, uma referência à sequência de abertura dos filmes da saga, leva o visitante para um mundo de equipamentos e glamour.

O chapéu letal usado pelo vilão "Oddjob" em Goldfinger, e a arma usada pelo assassino "Francisco Scaramanga" em "OO7 contra o Homem com a Pistola de Ouro" podem ser vistos, juntamente com cenas dos filmes, projetadas na parede. "Os sets, figurinos e objetos são, hoje, quase tão icônicos quanto o personagem, e é o que esperamos destacar", disse a curadora, Bronwyn Cosgrave.

O biquíni branco que catapultou para a fama a atriz Ursula Andress em "O Satânico Dr. No" é exibido, juntamente com outra peça, de cor laranja, usada por Halle Berry em "Um Novo Dia para Morrer", 40 anos depois. A exposição vai até 5 de setembro. Depois, rodará o mundo por três anos, começando por Toronto, Canadá.