Entretenimento

Chileno Nicanor Parra vence prêmio de poesia e anuncia queixa contra os responsáveis

EFE/Mario Ruiz
O poeta chileno Nicanor Parra Imagem: EFE/Mario Ruiz

07/06/2012 19h04

O poeta chileno Nicanor Parra, vencedor do prêmio Cervantes 2011, obteve o prêmio Ibero-americano de poesia Pablo Neruda 2012, entregue pelo governo do Chile, e pelo qual o anti-poeta anunciou que irá se queixar contra os responsáveis por sua eleição.

"Muito obrigado por me darem um prêmio que não mereço. Há uma série de candidatos que poderiam vencê-lo. Vou me queixar aos responsáveis que me elegeram", declarou Parra, após o ministro de Cultura, Luciano Cruz-Coke, lhe comunicar a notícia por telefone.

"Ele venceu por unanimidade", disse o ministro Cruz-Coke, que ainda espera entregar-lhe o prêmio em 12 de junho - aniversário do nascimento de Neruda - no Palácio de La Moneda, ou na Feira do Livro de Guadalajara em novembro, na qual o Chile será o país convidado.

O jurado fundou seu veredicto na grande trajetória de Parra, seu aporte ao enriquecimento da linguagem poética latino-americana, seu humor, e pela extraordinária diversidade de sua 'anti-poesia', caracterizada pelo uso de um tom mundano e simples para falar de temas cotidianos.

Parra criou obras como "Poemas e Anti-poemas" e "Folhas de Parra", que lhe valeram o Prêmio Cervantes de 2011, e foi recebido em abril na Espanha por seu neto, Christopher Ugarte.

O prêmio Ibero-americano de poesia Pablo Neruda foi criado em 2004 pelo Conselho Nacional para a Cultura e as Artes com o apoio da Fundação Pablo Neruda e consiste em uma medalha e US$ 60.000.

Outros vencedores do prêmio foram o chileno Oscar Hahn (2011), o nicaraguense Ernesto Cardenas (2009) e o mexicano José Pacheco (2004).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo