Topo

China volta a endurecer normas de uso dos microblogs

29/05/2012 09h22

PEQUIM, 29 Mai 2012 (AFP) -O principal serviço de microblogs na China, Sina Weibo, anunciou nesta semana uma série de novas normas para seus 300 milhões de usuários, que preveem, entre outras medidas, sanções por divulgar "falsas informações", em um contexto de nervosismo crescente do regime.

Segundo as novas regras do equivalente chinês do Twitter, serão atribuídos 80 pontos a cada usuário, que perderá alguns a cada vez que publicar mensagens que infrinjam as normas, como as que "propagarem rumores", "divulgarem informações particulares" ou constituírem "ataques pessoais".

Se o usuário chegar aos 60 pontos, precisará ficar dois meses sem cometer nenhuma nova infração para recuperar seus 80 pontos. E se perder todos os pontos sua conta será fechada.

Por sua vez, as pessoas que publicarem cinco vezes informações consideradas "sensíveis" terão sua conta bloqueada por 48 horas.

Esta reforma chega em um contexto no qual o poder chinês tenta frear o uso da internet no país e a onda de críticas contra o regime transmitidas através das redes sociias.

A China já bloqueia em seu território outras páginas, como Facebook ou Twitter.