Conheça os principais autores e obras da geração beat, tema do filme "Na Estrada"
Os livros "Pé Na Estrada", de Jack Kerouac, "Uivo", de Allen Ginsberg e "Almoço Nu", de William S. Burroughs, são as principais obras literárias da "geração beat", um grupo de escritores iconoclastas americanos da década de 1950, que influenciou a contracultura e o movimento hippie mundial.
O mais pop deles, "Pé Na Estrada" foi adaptado para o cinema pelo cineasta brasileiro Walter Salles e apresentado nesta quarta-feira (22), em Cannes. É um dos romances desta geração que rejeitava os valores clássicos dos Estados Unidos, consumia drogas, amava o jazz, tinha grande liberdade sexual e estudava filosofias do oriente.
O termo "beat" começou a ressoar de tal forma que, em 1959, Kerouac tentou definir a palavra, relacionando-a com "beatitude" e "beatífico", algo como um tipo de felicidade serena, sem inquietações. Todos os membros do grupo eram contemplativos e tinham como hábitos amar a natureza e meditar.
Apelidado de "King of the Beats" (Rei dos Beats, em português), Kerouac aparece em seu próprio romance sob o nome de Sal Paradise, um personagem um tanto de segundo plano, fascinado por Dean Moriarty, que na vida real era o ícone dos poetas da época, Neal Cassady.
Cassady era alguém com grande carisma, ávido por liberdade e apaixonado por mil mulheres. No livro, Kerouac percorre com ele os cantos mais longínquos dos Estados Unidos.
Jack Kerouac (dir.) e seu companheiro de viagem, o também escritor Noel Cassady (esq.)
O escritor William S. Burroughs, chamado no livro de Kerouac de Old Bull Lee, era um guru que se drogava com heroína, anfetaminas e maconha. Era o maior de todos e o mais sombrio dos "beats". Sua obra, "Almoço Nu", propõe uma metáfora da condição humana através da sua dependência química.
Joan Vollmer, chamada de Jane no célebre romance de Kerouac, antes de se tornar a companheira de Burroughs, era um dos membros fundadores do círculo beat em sua fase nova-iorquina. Vollmer teve um fim trágico no México, onde Burroughs a matou por acidente ao praticar tiro ao alvo em uma maçã que ela tinha colocada sobre sua cabeça.
Outro integrante célebre desse grupo de amigos escritores é o poeta Allen Ginsberg, que em "Pé Na Estrada" aparece sob o nome de Carlo Marx. Sua obra mais conhecida é "Uivo". Ginsberg morreu em 1997 de câncer no fígado, aos 60 anos.
No texto de apresentação de "Na Estrada", Salles tentou responder a pergunta de um jovem sobre onde foi parar essa geração com a morte de seus autores. "Esse garoto se vestia e penteava como queria, era contra a guerra no Iraque, se interessava pela ecologia e pelo budismo... Fiz a ele a mesma pergunta: onde está a geração 'beat'? Está dentro dele... Não é fácil explicar isso às pessoas. Mais que isso, não é necessário."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.