Topo

Longe de Wall Street, cofundador brasileiro do Facebook investe em Cingapura

17/05/2012 15h52

CINGAPURA, 17 Mai 2012 (AFP) -Distante da agitação de Wall Street, em que o Facebook se prepara para entrar na Bolsa, o cofundador brasileiro do gigante das redes sociais, Eduardo Saverin, leva uma vida tranquila em Cingapura onde ele investe sua fortuna em empresas novas.

Saverin, que criou o Facebook com Mark Zuckerberg e dois outros amigos em Harvard no ano de 2004, abandonou a nacionalidade americana e quer viver definitivamente em Cingapura, a cidade-Estado próspera do sudeste asiático.

Como conta o filme "A rede social", Saverin, hoje com 30 anos, com seu faro para negócios criou junto com Zuckerberg o site mais popular do mundo.

Os dois amigos tiveram uma violenta disputa quando a parte de Saverin no capital foi fortemente diluída. Contudo, ele deve ser amplamente beneficiado pela entrada do Facebook na Bolsa, prevista para sexta-feira.

Nesta quinta-feira, dois senadores americanos indicaram que estão preparando um projeto de lei contra o "exílio fiscal" de Saverin.

Segundo um comunicado apresentado pelos senadores democratas Chuck Schumer e Bob Casey, a manobra de Saverin poderá evitar uma taxação de 67 milhões de dólares durante a entrada na Bolsa da rede social, porque Cingapura não possui imposto de renda sobre ganho de capital.

Os senadores devem apresentar nesta quinta-feira o seu projeto de lei para responder "ao plano do cofundador do Facebook, Eduardo Saverin, de renunciar a sua cidadania americana a fim de evitar um imposto de renda que deveria desembolsar durante a entrada na bolsa da empresa de rede social".

Eles indicam que o interessado renunciou a sua nacionalidade americana em setembro passado.

O projeto de lei impediria também pessoas que tenham recorrido à mesma estratégia de Saverin de entrar nos Estados Unidos.

Saverin terá uma fortuna, estimada em 3,4 bilhões de dólares pelo site "A quem pertence o Facebook?" após a abertura de capital. Segundo o endereço eletrônico, o jovem brasileiro detém 4% do capital.

Tom Goodman, porta-voz do brasileiro, que vive em Nova York, se recusou a indicar a parte de seu cliente no capital do Facebook e afirma que a questão dos impostos não influenciou em sua decisão de se exilar. Isso aconteceu porque "Saverin achou mais prático de tornar um morador de Cingapura" para o longo prazo.

"Ele considera que Cingapura está no centro da região onde é preciso estar para crescer, principalmente em tudo relacionado à tecnologia voltada para o grande público, com um mercado de internet e de celulares que cresce rapidamente e será dominante em nível mundial", declarou Tom Goodman à AFP.

"Ele pretende investir em empresas brasileiras e internacionais interessadas em entrar nos mercados asiáticos", acrescentou.

O imposto de renda sobre ganho de capital não existe em Cingapura. Os residentes mais ricos são taxados em 20%, um taxa menor do que os 35% de taxa marginal para os mais ricos dos Estados Unidos.

Eduardo Saverin, cujo dinheiro e os conselhos são muito procurados pelos atores do setor de tecnologia em Cingapura, se nega a dar entrevistas e limita suas aparições públicas.

Aqueles que o conhecem afirmam que ele não tem pretensão e que protege sua vida particular, mas que se mantém acessível. Ele apareceu em algumas oportunidades na imprensa ao lado de jovens beldades, dentre as quais Rachel Kum, Miss Cingapura 2009.

A Perx, uma empresa promissora de internet em Cingapura, é uma das companhias em que Saverin investiu.

Segundo o cofundador da empresa, Andrew Roth, Saverin colocou a mão no bolso em 2011 e deu seus conselhos sobre o desenvolvimento de seu aplicativo para o iPhone, um cartão virtual de fidelidade que recompensa os clientes de restaurantes, lojas e de outros estabelecimentos. Ela conta com 40.000 clientes.

"Ele investiu cada vez mais em produtos (...) e nos deu conselhos muito pertinentes sobre como melhorar", indicou Roth à AFP.

A Anideo, outra sociedade do setor tecnológico de Cingapura conhecida por seu aplicativo de 'streaming video' para celular, o Denso, também recebeu recursos de Saverin.

Para Tom Goodman, a presença desta estrela das novas tecnologias atrai empresas "de primeira classe" em Cingapura e dinamiza o setor das empresas novatas ou "start-ups".