Topo

Obama consegue arrecadação milionária em jantar de gala de George Clooney

George Clooney  posa com prêmio de melhor ator por "Os Descendentes" no Globo de Ouro (15/1/12) O ator ofereceu um jantar de arrecadação de fundos para a campanha presidencial de Barack Obama - AFP
George Clooney posa com prêmio de melhor ator por "Os Descendentes" no Globo de Ouro (15/1/12) O ator ofereceu um jantar de arrecadação de fundos para a campanha presidencial de Barack Obama Imagem: AFP

11/05/2012 11h45

STUDIO CITY, EUA, 11 Mai 2012 (AFP) -O presidente americano, Barack Obama, somou ao capital de sua campanha cerca de 15 milhões de dólares na noite de quinta-feira (10), durante um jantar de gala organizado pelo ator George Clooney, onde foi aplaudido por seu apoio ao casamento gay.

"Arrecadamos esse montante porque todo mundo ama o George. Gostam de mim, mas o amam", brincou o presidente diante de cerca de 150 simpatizantes do partido democrata, reunidos na casa do astro de Hollywood e ícone das causas liberais.

Apelidado de "Starmageddon", o evento, realizado na luxuosa mansão de Clooney em Studio City, ao norte de Los Angeles, reuniu a nata de Hollywood e de Washington, e engordará com até 15 milhões de dólares o caixa da campanha de Obama, seis meses antes das eleições, um recorde na história das campanhas eleitorais americanas.

Entre as figuras presentes estavam os atores Jack Black, Billy Cristal, Robert Downey Junior, Salma Hayek, Barbra Streisand e Tobey Maguire.

O presidente, que busca em novembro a reeleição, aproveitou a ocasião para reiterar seu apoio ao casamento homossexual.

"A verdade é que (o apoio ao casamento gay) foi uma extensão lógica do que se supõe que os Estados Unidos sejam", afirmou Obama.

"Estamos recebendo pessoas que não são como nós, isso nos faz mais fortes? Creio que sim. Essa é uma posição", destacou enquanto era ovacionado pelo público.

Cada convidado pagou 40 mil dólares para entrar na festa exclusiva, o último de uma série de eventos milionários para sustentar a custosa máquina eleitoral.

Para os partidários menos abastados, a campanha de Obama fez um sorteio online de entradas, em que, por apenas três dólares, era possível ter a chance de se juntar à mesa com o anfitrião e o homenageado.

O caixa de Obama já tinha engordado de maneira considerável na quinta-feira, com a decisão do presidente de apoiar publicamente a união entre os homossexuais, com a qual recuperou parte do entusiasmo da base liberal, atenuado desde sua campanha de 2008.

Gays e lésbicas ricos, muitos dos quais se concentram na Califórnia e são o sustento de Hollywood, integram uma parcela muito importante dos doadores do presidente, e aplaudiram seus comentários.

Desde abril de 2011, o dirigente democrata se dedicou a uma corrida por fundos e participou de mais de 110 eventos de campanha. Segundo as últimas cifras, divulgadas em abril, Obama arrecadou aproximadamente 200 milhões de dólares em um ano.

Esse dinheiro é fundamental para financiar as viagens de campanhas e comprar espaço publicitário.

Hollywood é uma fonte tradicional de financiamento e de elogios aos presidentes democratas, mas alguns jornalistas insistem na ideia de que a Meca do cinema não se sente tão bem considerada por Obama quanto gostaria.

No entanto, qualquer distância entre Obama e Hollywood provavelmente será reduzida agora, após a declaração em defesa dos direitos dos homossexuais e pelo fato de que muitos no mundo do entretenimento veem Mitt Romeny, que se opõe ao casamento gay, como um conservador extremo.

Os republicanos aproveitaram esse jantar das estrelas para afirmar que a "Celebridade em chefe" estava longe do americano comum.

"Com a classe média dos Estados Unidos se recuperando dos efeitos da falida liderança de Obama, nem mesmo a magia de Hollywood pode ocultar a verdade", disse o presidente do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus, no blog conservador Red State.

Clooney, que ofereceu o jantar em sua mansão de 700 m2, chegou à fama em 1994 com a série de televisão "ER" ("Plantão Médico", no Brasil). Indicado sete vezes ao Oscar, levou a estatueta de melhor ator coadjuvante pelo suspense "Syriana", em 2005, e seu drama familiar "Os Descendentes" ganhou neste ano o prêmio de melhor roteiro adaptado.