Topo

Brasileira Mira Schendel terá exposição inédita no Reino Unido

Obra da brasileira Mira Schendel  - Eduardo Knapp/Folha Imagem
Obra da brasileira Mira Schendel Imagem: Eduardo Knapp/Folha Imagem

09/05/2012 19h02

LONDRES, 9 Mai 2012 (AFP) -A Tate Modern abrigará em 2013 a primeira grande exposição internacional de Mira Schendel, considerada um dos maiores expoentes da arte contemporânea brasileira, anunciou o prestigioso museu londrino nesta quarta-feira.

Organizada em associação com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a retrospectiva reunirá 250 telas, gravuras e esculturas de autoria de Schendel (1919-1988) ao longo de toda a sua carreira, algumas das quais nunca foram expostas.

Nascida na Suíça, Schendel viveu na Itália antes de se mudar para o Brasil no final da Segunda Guerra Mundial, onde desenvolveu toda a sua produção artística, especialmente a partir de sua primeira participação na Bienal de São Paulo, em 1951.

"Mira Schendel era uma das artistas latino-americanas mais importantes e prolíficas do pós-guerra. Com seus contemporâneos, Lygia Clark e Helio Oiticica, ela reiventou a linguagem do Modernismo Europeu no Brasil", declarou a Tate em um comunicado.

A exposição ficará em cartaz na Tate Modern entre 26 de setembro de 2013 e 19 de janeiro de 2014, seguindo depois para São Paulo.