Topo

Adam Yauch, integrante dos Beastie Boys, morre aos 47 anos

04/05/2012 18h27

LOS ANGELES, 4 Mai 2012 (AFP) -O rapper americano Adam Yauch, também conhecido como MCA e cantor do trio de hip-hop Beastie Boys, morreu nesta sexta-feira aos 47 anos após uma batalha contra o câncer, confirmaram os agentes do grupo enquanto várias homenagens eram feitas na internet.

"É com grande tristeza que nós confirmamos que o músico, rapper, militante e cineasta Adam +MCA+ Yauch morreu em sua cidade natal de Nova York esta manhã após uma luta de quase três anos contra o câncer", indicaram os agentes do grupo em um comunicado.

Yauch, nascido no bairro nova-iorquino do Brooklyn em 1964, estava em tratamento contra um câncer na glândula parótida diagnosticado em 2009, embora ainda não esteja claro se morreu em consequência da doença, informou o site de celebridades TMZ. Sua morte também foi divulgada pela revista Rolling Stone.

O trio cancelou uma turnê em 2009 depois de Yauch ter anunciado que estava com câncer nessa glândula salivar. Eles não se apresentaram mais em público depois do verão daquele ano, informou a revista Rolling Stone.

Yauch criou os Beastie Boys, inicialmente como uma banda punk, em 1979 ao lado de Mike "Mike D" Diamond e Adam "Ad-Rock" Horowitz, mas eles gradualmente se inclinaram para o hip-hop, fazendo sucesso com seu álbum "Licensed to Ill", de 1986.

Em sua trajetória, o trio emplacou vários hits, como "Sabotage" e "Intergalactic".

O rapper também se envolveu em campanhas humanitárias, como o movimento de apoio ao Tibete, ajudando a organizar shows em prol da causa nos anos 1990. Ele tinha aderido recentemente ao estilo de vida vegetariano por recomendação de seus médicos tibetanos, informou o TMZ.

A banda foi premiada com três prêmios Grammy: dois em 1998 -- melhor performance de rap e melhor performance de música alternativa -- e um em 2007, melhor álbum instrumental, por "The Mix Up", de acordo com o site dos Grammy.

Yauch não apareceu na cerimônia em que os Beastie Boys entraram para o Hall da Fama do Rock em abril, e seu tratamento foi adiado para o lançamento do álbum mais recente do grupo "Hot Sauce Committee, Pt. 2", indicou a revista.

O anúncio da morte de MCA suscitou nesta sexta reações emocionadas de celebridades e anônimos na internet. No Twitter, o "hashtag" #RIPMCA (descanse em paz MCA) fazia parte das palavras-chave mais utilizadas durante a tarde.

"É uma notícia muito triste", declarou o cantor britânico Boy George no Twitter. MCA fez "parte da história do hip-hop. Descanse em paz".

"Descanse em paz MCA. Você é uma lenda (...). Lenny", escreveu o cantor americano Lenny Kravitz.

"Devastado em saber da morte de Adam Yauch. Foi um verdadeiro pioneiro artístico. Meus pensamentos e orações vão para a sua família e seus amigos", escreveu o cantor e ator Justin Timberlake.

Homenagem parecida fez o rapper Snoop Dogg, no Twitter: "Descanse em paz MCA, você é uma lenda e um pioneiro".

Na França, o cineasta Mathieu Kassovitz tuitou: "o hip-hop acaba de morrer. Descanse em paz Adam".

Yauch era casado e tinha uma filha.