Entretenimento

Rara aquarela de Cezanne leiloada por US$ 19,12 milhões

02/05/2012 12h38

Nova York, 2 Mai 2012 (AFP) -Uma aquarela do francês Paul Cezanne, esboço da série "Os jogadores de cartas", foi leiloada por 19,12 milhões de dólares na Christie's em Nova York na noite de terça-feira, dando início às vendas de primavera de arte impressionista e moderna.

A aquarela, que mede 46,7 por 30,5 centímetros, foi localizada na coleção privada do falecido Heinz Eichenwald, um médico e amante de arte que emigrou para os Estados Unidos em meados dos anos 1930 e se radicou em Dallas, Texas. A obra havia sido vista pela última vez em público em 1953.

"A obra é um dos estudos preparatórios do artista de 'Les joueurs de cartes' (Jogadores de cartas), a série de cinco pinturas que Cezanne completou entre 1890 e 1896", afirma a Christie's em um comunicado.

Em um evento de uma hora, 31 pinturas e esculturas foram arrematadas na Christie's. Várias foram vendidas abaixo ou pouco acima do preço estimado, enquanto três não alcançaram a oferta mínima solicitada.

Entre as vendas de sucesso se destaca uma pintura de 1907 de Henri Matisse com o título "As peônias", negocada por 19,2 milhões de dólares. "O descanso", um retrato da amante de Pablo Picasso, Marie-Thérese Walter, que o artista pintou em 1932, foi vendido por 9,88 milhões de dólares.

Uma obra de Joan Miró foi vendida por US$ 4,33 milhões, mas uma escultura de Alberto Giacometti foi retirada do evento.

As vendas na Christie's totalizaram 117 milhões de dólares.

Nesta quarta-feira, a Sotheby's leiloará uma versão da icônica pintura "O grito" do norueguês Edvard Munch. A obra de 1895 está avaliada em 80 milhões de dólares.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo