Topo

Bob Dylan e escritora americana receberão prêmio de Obama

Washington

26/04/2012 18h18

O presidente americano, Barack Oama, entregará o prêmio civil mais prestigiado de seu país ao presidente israelense, Shimon Peres, à ex-secretária de Estado Madeleine Albright, ao músico Bob Dylan e à escritora Toni Morrison, anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira (25).

O ex-astronauta e senador John Glenn e o ex-juiz da Suprema Corte John Paul Stevens estão entre os que receberão a "medalha presidencial da liberdade" junto aos premiados póstumos, o polonês Jan Karski, "mensageiro do Holocausto", e a fundadora do braço feminino dos escoteiros, Juliette Gordon Low, segundo a mesma fonte.

As distinções de Karski, que morreu em 2000, e de Peres, de 88 anos e presidente de Israel desde 2007, já tinham sido reveladas nas últimas semanas. Albright, de 74 anos, foi a primeira mulher na história dos Estados Unidos a dirigir o Departamento de Estado durante o segundo mandato de Bill Clinton (1997-2001), depois de ser embaixadora da ONU durante o primeiro.

Dylan, de 70 anos, dos quais 50 de carreira, continua sendo associado ao movimento da "canção protesto" da década de 1960, com músicas que se tornaram clássicos como "Like a Rolling Stone", "A Hard Rain's A-Gonna Fall" e "Desolation Row".

Morrison, 82 anos, venceu o Prêmio Nobel de Literatura em 1993, seis anos depois de ter publicado "Beloved", que já tinha vencido o Prêmio Pulitzer.

Glenn, de 90 anos, foi o primeiro americano a estar em órbita em 1962 e continua sendo um dos dois únicos sobreviventes do grupo dos sete astronautas selecionados em 1959 para o primeiro programa espacial tripulado dos Estados Unidos, o Projeto Mercury.

Depois de sua carreira no espaço, foi senador por Ohio (norte) durante 24 anos. Um ano antes de deixar a política, retornou ao espaço em 1998 aos 77 anos, em uma missão a bordo do ônibus espacial Discovery.