Topo

WikiLeaks: juíza rejeita retirada de acusações contra Bradley Manning

25/04/2012 14h02

FORT MEADE, EUA, 25 Abr 2012 (AFP) -Uma juíza rejeitou nesta quarta-feira a retirada de todas as acusações solicitadas pela defesa de Bradley Manning, suposta fonte do Wikileaks, durante uma audiência preliminar em um tribunal militar em Fort Meade (Maryland), perto de Washington.

A coronel Denise Lind declarou que não houve "falha" na investigação realizada pelos promotores militares, e que eles não faltaram com a sua obrigação de compartilhar informações importantes com a defesa.

Esta decisão esfria as esperanças da defesa do soldado americano de 24 anos de ver retirada as 22 acusações contra ele, entre as quais a de colaboração com o inimigo e de colocar em perigo a segurança nacional.

O advogado do soldado, David Coombs, criticou na terça-feira a acusação de "conluio com o inimigo" ao explicar que Manning não teve "intenção criminosa" e que, portanto, o crime não foi cometido.

Mas a defesa venceu uma outra disputa ao obter da juíza uma ordem para que os promotores forneçam, até 18 de maio, relatórios da CIA e do FBI sobre os danos causados pela publicação dos documentos confidenciais pelo site Wikileaks.

Os advogados de Bradley Manning esperam que esses relatórios aliviem a acusação, para a qual a publicação de documentos tem causado graves danos à segurança nacional.

A juíza Lind ordenou que os procuradores analisem os discos rígidos dos computadores da unidade onde Bradley Manning serviu no Iraque.

A defesa espera que a análise dos discos rígidos revele outros membros de sua unidade que também fizeram download de programas não autorizados, incluindo softwares de mensagens instantâneas e jogos, em computadores supostamente seguros.

Bradley Manning é acusado de passar ao Wikileaks, entre novembro de 2009 e maio de 2010, documentos militares dos Estados Unidos sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão, e 260.000 telegramas do Departamento de Estado. A organização criada por Assange postou então os documentos na internet, o que desencadeou uma tempestade na diplomacia mundial.

Bradley Manning não anunciou se vai se declarar culpado ou não. A juíza definiu provisoriamente para o dia 21 de setembro o início de seu julgamento pela Corte Marcial. Caso seja condenado, ele pode pegar prisão perpétua.