Entretenimento

Walter Salles disputará a Palma de Ouro em Cannes

19/04/2012 10h35

PARIS, França, 19 Abr 2012 (AFP) -O cineasta brasileiro Walter Salles, com o filme "Na Estrada", disputará a Palma de Ouro do 65º Festival de Cannes, que começa em 16 de maio, anunciou a organização do evento nesta quinta-feira.

"Na Estrada" tem no elenco Sam Riley, que dá vida ao alter ego de Jack Kerouac, Garret Hedlun, que encarna Dean Moriarty, inspirado no escritor Neal Cassady, Kristen Stewart (a estrela da saga "Crepúsculo"), que interpreta a esposa de Moriarty, Kirsten Dunst e Viggo Mortensen.

Salles, diretor de "Central do Brasil", que venceu o Urso de Ouro em Berlim, e "Diários de Motocicleta", começou a rodar o filme, inspirado no clássico beatnik "Pé na estrada" ("On the Road"), em meados 2010.

A adaptação do livro de Kerouac relata uma viagem pelos Estados Unidos no fim dos anos 40, repleta de drogas, sexo, álcool e aventuras.

Salles, nascido no Rio de Janeiro em 1956, já tinha experiência com um road movie, pois retratou a viagem do jovem médico Erneto Che Guevara pela América Latina em "Diários de Motocicleta", também exibido em Cannes, em 2004.

O cineasta Francis Ford Coppola ("O Poderoso Chefão", "Apocalypse Now") comprou os direitos do livro de Kerouac em 1979 e tentou diversas vezes levar a obra que definiu a geração beat dos Estados Unidos à telona, mas o projeto nunca encontrava financiamento.

Depois de assistir "Diários de Motocicleta", Coppola escolheu Walter Salles para dirigir o filme.

O roteirista de "Na Estrada" é o portorriquenho José Rivera, que trabalhou com Salles em "Diarios de Motocicleta".

Além do filme de Walter Salles, o cinema do Brasil será o convidado de honra do 65º Festival de Cannes, anunciaram os organizadores do evento.

O filme mais recente de Nelson Pereira dos Santos, "A Música Segundo Tom Jobim", será exibido em uma sessão especial, como parte da presença de honra brasileira no Festival.

Outro cineasta latino-americano, o mexicano Carlos Reygadas, também disputará a Palma de Ouro, com o filme "Post tenebras lux".

Entre os 20 filmes que integram a mostra principal do maior festival de cinema do mundo, estão "Like someone in love", do iraniano Abbas Kiarostami, e "Cosmopolis", do canadense David Cronenberg e com o astro do momento Robert Pattinson.

O austríaco Michael Hanek, que levou a Palma de Ouro em 2009 com "A Fita Branca", retorna à Riviera com o filme "Amour", protagonizado por Jean-Louis Trintignant e Isabelle Huppert.

"Todos os filmes da mostra são pré-estreias mundiais", declarou Thierry Frémaux, delegado-geral do Festival de Cannes, que este ano recebeu um total de 1.779 inscriçõss de filmes.

O britânico Ken Loach, que já apresentou 16 filmes em diversas mostras de Cannes, competirá pela Palma de Ouro com "The Angel's Share".

Com "Mud", o americano Jeff Nichols emplaca a segunda participação em Cannes, depois do aclamado "O Abrigo", exibido na Semana da Crítica em 2011.

"The Paperboy", de Lee Daniels, com Zac Efron e Nicole Kidman, que interpretam dois repórteres que investigam a situação de um condenado a morte, disputará a Palma de Ouro.

Nicole Kidman também estará presente em "Hemingway and Gellhorn", de Philip Kaufman, que será exibido fora de competição. O longa narra um dos casamentos fracassados do escritor Ernest Hemingway, interpretado por Clive Owen.

Também na mostra principal está "Lawless", do americano John Hillcoat e que fala sobre a grande depressão nos Estados Unidos. O filme tem como protagonistas Shia LaBeouf e Jessica Chastain, que triunfou ano passado em Cannes com "A Árvore da Vida", vencedor da Palma de Ouro, e "O Abrigo".

A Itália estará presente com "Big House" de Matteo Garrone, que foi premiado em Cannes em 2008 com "Gomorra". O presidente do júri da mostra oficial, Nani Moretti, pode ser sensível ao tema do longa-metragem: a televisão italiana sob Berlusconi.

Três filmes franceses também foram selecionados: "Vous n'avez encore rien vu", de Alain Renais, "De rouille et d'os", de Jacques Audiardy, e "Holly Motors", Leos Carax .

O filme de Wes Anderson "Moonrise Kingdom" (Edward Norton, Bruce Willis, Bill Murray, Frances McDormand e Tilda Swinton) abrirá o Festival, onde será exibido fora de concurso o filme de animação "Madagascar 3"".

Além dos já citados, entre os atores esperados na Riviera estão Brad Pitt e a francesa Marion Cotillard.

"Thérèse Desqueyroux", que o francês Claude Miller concluiu pouco antes da morte, no início de abril, encerrará o festival, no dia 27 de maio.

Cannes também terá a exibição especial de um documentário filmado por Laurent Bouzereau com o cineasta franco-polonês Roman Polanski durante a prisão domiciliar do diretor na Suíça.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo