Entretenimento

Milhares de documentos sobre o Titanic são publicados on-line

09/04/2012 10h52

LONDRES, 9 Abr 2012 (AFP) -Fotos, listas de passageiros e de membros da tripulação figuram entre os cerca de 200 mil documentos relacionados ao Titanic disponibilizados on-line nesta segunda-feira por um site britânico pelo centenário da famosa embarcação.

O site ancestry.co.uk, especializado em pesquisas genealógicas, disponibiliza em particular registros de passageiros que embarcaram a bordo do Titanic em Southampton (Inglaterra) e Queenstown (hoje Cobh, Irlanda), mas que não inclui os que embarcaram em Cherburgo (França).

Estes registros contêm os nomes, idades e profissões destes passageiros, assim como dados sobre os membros da tripulação.

A página publica também os testamentos de Edward Smith, o capitão do Titanic, e dos homens de negócios Benjamin Guggenheim e John Jacob Astor, que morreram no naufrágio na madrugada de 15 de abril de 1912.

Os documentos, que estão acessíveis gratuitamente até o dia 31 de maio, incluem também fotos de arquivos, dados sobre os 328 corpos encontrados no mar e uma lista de passageiros fornecida pelo Carpathia, um navio que chegou para ajudar os náufragos do Titanic e que socorreu quase todos os sobreviventes.

"Muitas famílias podem ter ouvido rumores segundo os quais tinham um antepassado a bordo do Titanic, alguns podem ter perdido as provas disto (...) estamos muito felizes de permitir ao público ter acesso gratuito a estes dados preciosos", explicou Miriam Silverman, uma das responsáveis pelo site.

O Titanic naufragou durante sua viagem inaugural de Southampton a Nova York, depois de ter colidido contra um iceberg na madrugada de 15 de abril de 1912. Cerca de 1.500 pessoas morreram nas águas glaciais do Atlântico norte e 700 conseguiram sobreviver.

O número de pessoas a bordo do Titanic e o balanço da catástrofe varia em função das fontes. O site ancestry.co.uk fala sobre "cerca de 2.228" passageiros e tripulantes a bordo do Titanic e "mais ou menos 1.517" mortos, enquanto a investigação oficial britânica sobre o naufrágio fala de 711 sobreviventes de 2.201 pessoas a bordo.

kjl-alm/feff.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo