Entretenimento

Morreu Moebius, o artista 'xamã'

10/03/2012 10h57

PARIS, 10 Mar 2012 (AFP) -O artista francês Jean Giraud, que assinou suas obras sob o pseudônimo Moebius, morreu neste sábado em Paris, anunciou à AFP uma de suas colaboradoras.

Jean Henri Gaston Giraud, que se inspirou para elaborar grande parte de sua obra nos xamãs e no deserto do México, tinha 74 anos.

"Morreu nesta manhã após uma longa doença", indicou uma amiga da família, que também trabalha na editora Moebius Production Jean Giraud.

O artista, criador dos quadrinhos protagonizados pelo tenente "Blueberry", intrigou e fascinou pela assombrosa dualidade de sua arte, que alguns classificaram de esquizofrenia, inclusive falando de "Doutor Giraud e Mister Moebius".

Foi ao assinar as ilustrações de uma série de revistas e livros de ficção científica, no final dos anos 60, que Giraud criou o pseudônimo Moebius, que pegou de um matemático alemão.

A arte de Mobieus inspirou filmes como "O quinto elemento", de Luc Besson, "Alien", de Ridley Scott, e "O segredo do Abismo", de James Cameron.

Também criou heróis mais realistas, assumindo o pseudônimo Gir

Em uma entrevista concedida à AFP em ocasião de uma exposição na Fundação Cartier para a Arte Contemporânea, em outubro de 2010, o artista reafirmou que possuía uma "dupla personalidade", pelo menos no plano artístico.

"Tenho dois pólos, dois gestos. Quando estou na pele de Moebius, tento fugir do meu 'eu', desenho em estado de transe", explicou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo