Entretenimento

Cerca de 50 desenhos de Victor Hugo serão propostos pela primeira vez em leilão

Paris

01/03/2012 14h22

  • Reprodução/Shadows of a Hand: The Drawings of Victor Hugo

    Pintura "Circa", criada por Victor Hugo em 1866

Cerca de 500 livros, quadros, fotos e móveis pertencentes a Victor Hugo e a seus descendentes, avaliados em cerca de um milhão de euros, serão colocados em leilão no dia 4 de abril em Paris, na Casa Christie's, por ocasião do 210º aniversário de nascimento deste monumento da literatura francesa.

A decisão foi tomada pelos filhos de Jean Hugo (1894-1984), bisnetos do autor de "Os Miseráveis"; "Ruy Blas" e "Lamentações", e intelectual comprometido.

Os admiradores do escritor e curiosos poderão descobrir vários testemunhos de sua atividade política e literária, assim como documentos dirigidos a pessoas próximas, entre eles a "Lettre à la fiancée", Carta à noiva, escrita a Adèle Foucher por volta de 1820, assinada "Victor", estimada entre 3.000 e 5.000 euros.

Cerca de 50 desenhos de Victor Hugo (1802-1885) "serão propostos pela primeira vez em leilão", segundo a Christie's. Estão entre eles desenhos a nanquim em três pranchas de madeira, intitulados "Vivez et Mourez" avaliados, juntos, em 100.000 a 150.000 euros. Numerosas obras inspiradas em seis anos de exílio também estão à venda.

Após ter apoiado a candidatura de Luís Napoleão Bonaparte à presidência da República em 1848, Victor Hugo condenou o golpe de Estado do dia 2 de dezembro e 1851 e acabou fugindo do regime do então Napoleão III, exilando-se em Bruxelas. Ele tirou daí várias obras maiores, como "Napoléon le Petit", Napoleão o Pequeno, escrita em 1852, e "Les Châtiments", no ano seguinte.

Sua permanência belga influenciou também seus desenhos. Uma aquarela evocando uma paisagem flamenga, "Lembrança da Bélgica", criada e desenhada pelo próprio Victor Hugo, está avaliada entre 50.000 a 80.000 euros.

Entre as lembranças de seu exílio em Guernesey (1855-1870) está o famoso "Armoire aux manuscrits", armário de manuscritos, onde o escritor guardava seus textos, estimado entre 5.000 e 7.000 euros. Quanto aos manuscritos, estão conservados na Biblioteca Nacional, após terem sido legados à França, após a morte de Victor Hugo, de acordo com seu pedido.

Entre as peças a serem leiladas figura também o quadro "La Tentation de Saint Antoine", A tentação de Santo Antônio, da escola holandesa do século XVI, e que ficava no térreo de sua propriedade de Hauteville House.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo