Topo

Áustria concede prêmio de 20 mil euros para Yoko Ono por sua contribuição a arte

Yoko Ono posa com o prêmio Oskar Kokoschka em Viena (1/3/2012);  - REUTERS/Herwig Prammer
Yoko Ono posa com o prêmio Oskar Kokoschka em Viena (1/3/2012); Imagem: REUTERS/Herwig Prammer

Áustria

01/03/2012 19h11

A artista japonesa Yoko Ono, viúva do Beatle John Lennon, recebeu na noite desta quinta-feira (1), em Viena, o prêmio Oscar Kokoschka 2012, de 20.000 euros, considerado a mais alta distinção concedida à arte contemporânea na Áustria.

Nascida em 1933 em Tóquio, ela participou de movimentos de vanguarda antes de conhecer o Beatle em 1966, durante a vernissage de uma de suas exposições. Suas obras, tanto musicais quanto plásticas e conceituais, são caracterizadas pela provocação, introspecção e pacifismo.

Yoko Ono fez parte, na década de 1960, do movimento Fluxus, inspirado no dadaísmo, e ficou conhecida por "performances" como o "cut piece", onde o público era convidado a cortar um pedaço do tecido que cobria o corpo da artista até deixá-la nua.

Yoko Ono também participou de inúmeros filmes experimentais. "É uma pessoa da maior importância do mundo da arte", disse o presidente do júri, Gerald Bast, reitor da Universidade de Artes Aplicadas de Viena.

"O trabalho de Yoko Ono reforçou minhas fantasias e minhas utopias artísticas", declarou a artista austríaca Valie Export, premiada com o Kokoschka em 2000. Yoko Ono, que vive e trabalha em Nova York, recebeu em 2009 um Leão de Ouro na Bienal de Veneza.

O prêmio Oskar Kokoschka foi criado em 1980, ano da morte do pintor austríaco, pelo governo de Viena para recompensar a cada dois anos um artista contemporâneo.