Topo

Em Newark, os fãs de Whitney Houston choram

17/02/2012 19h03

NEWARK, EUA, 17 Fev 2012 (AFP) -Nem a chuva nem o frio dissuadiram os fãs de Whitney Houston: desde quinta-feira, inúmeras pessoas vão rezar diante da Igreja Batista New Hope de Newark (Nova Jersey, leste dos Estados Unidos), onde, no sábado, será realizado o funeral da diva do pop.

Bolas vermelhas em forma de coração estão apinhadas nos gradis da igreja de tijolos vermelhos onde Whitney cantava no coro gospel quando menina. "We will always love you" (siempre te amaremos), "R.I.P Whitney" (Que descanses em paz, Whitney), dizem cartazes escritos por mãos anônimas.

Centenas de assinaturas enchem uma folha de condolências empapada de chuva. Também se veem fotos. Algumas são dedicadas a Bobbi, a filha de 18 anos de Whitney Houston, e à sua mãe Cissy, que dirigiu o coro da igreja New Hope durante muitos anos.

Também há rosas, velas e até um ursinho de pelúcia vermelho e branco.

Donald Bernal, de 21 años, viajou do Brooklyn em Nova York, durante mais de uma hora, de ônibus, para prestar a última homenagem à estrela nascida em Newark e falecida sábado passado na Califórnia, aos 48 anos.

"Tinha muito talento, uma bela voz, e sempre se mostrava positiva", comenta o jovem.

"É um anjo que está no céu", diz a seu lado Terry Guions, que trabalha num lar vizinho para anciãos e tem muitas recordações ligadas às canções de Whitney. "É um momento atroz", acrescenta. a de Houston na escola, Cynthia Johnson soube da notícia na Flórida e decidiu voltar a Newark.

"Quando soube que Nippy -como a chamávamos aqui- tinha morrido, regressei imediatamente. Era muito atenciosa com os outros, muito alegre. Tinha um espírito muito livre", conta a mulher.

A polícia vigia o local e os curiosos não estão autorizados a entrar na igreja, com capacidade para 1.500 pessoas. Foram instaladas barreiras metálicas para bloquear o acesso à rua.

É preciso convite para assistir à cerimônia no sábado, na qual estarão presentes Aretha Franklin -madrinha de Whitney Houston-, Stevie Wonder e Kevin Costner, entre outras celebridades.