Topo

Policiais militares decidem encerrar greve na Bahia

11/02/2012 21h32

RIO DE JANEIRO, 11 Fev 2012 (AFP) -Os policiais militares da Bahia colocaram fim neste sábado após uma assembleia a uma greve de 12 dias, que desatou em uma onda de violência com um saldo de 157 mortos, informou o site G1 da Globo.

Os fatos ocorrem poucos dias antes do início do Carnaval, que reúne milhões de pessoas a cada ano. O movimento tinha se enfraquecido após a expulsão na quinta-feira passada da Assembleia Legislativa do estado, tomada por cerca de 200 policiais e vários líderes do movimento.

Em Salvador, o policiais fecharam com o governo um ajuste salarial e serão revogados os processos administrativos e ordens de prisão contra os participantes do movimento, informou o jornal Correio da Bahia.

Apenas não serão libertados dois líderes da greve, incluindo Marco Prisco, o principal líder do movimento, preso na quinta-feira.

Os policiais voltarão imediatamente a seus postos de trabalho e garantirão sua participação na operação de segurança para o Carnaval, que requer cerca de 20.000 homens, segundo adiantou o governo.

Os policiais militares e bombeiros do Rio de Janeiro mantém sua greve, também fragilizada.

Rio de Janeiro e Bahia são dois dos maiores destinos turísticos do Brasil, especialmente durante o Carnaval, e as duas serão sedes da Copa do Mundo de 2014.