Topo

Polícía Civil abandona greve no Rio; Policiais Militares e Bombeiros mantêm

11/02/2012 20h04

RIO DE JANEIRO, 11 Fev 2012 (AFP) -A Polícia Civil do Rio de Janeiro abandonou na tarde deste sábado a greve que tinha convocado junto com a Polícia Militar e os bombeiros, mas estes mantiveram a paralisação, informou o titular do sindicato Francisco Chao.

"O movimento é crítico, não estamos diante de uma greve, e sim de uma crise. E falo pela Polícia Civil, não pelos Bombeiros ou pela Polícia Militar. É muito difícil falar de um movimento reivindicatório sem adesão. Por cautela e respeito, a melhor decisão é suspender", disse Chao, presidente do Sindicato da Polícia Civil e líder do movimento, em uma entrevista coletiva à imprensa.

Os grevistas da PM e os bombeiros realizarão uma assembleia na segunda-feira para decidir o futuro da medida de força, convocada a uma semana do Carnaval e que, segundo o governo, "não teve êxito".

Chao disse que os policiais civis se reunirão na quarta-feira.

No Brasil, a polícia e os bombeiros não têm direito a se sindicalizar nem a fazer greve.

As autoridades agiram rapidamente para sufocar o movimento grevista e em poucas horas prenderam 17 policiais, entre os quais estão dez dos 11 líderes da greve, todos com mandados de prisão decretados.

Além disso, serão agilizados processos disciplinares para punir oficiais que aderiram à paralisação. Ao todo, 129 policiais e 123 bombeiros serão submetidos a processos administrativos por terem faltado ao trabalho.