Topo

EUA: Washington Post oferece demissões voluntárias

08/02/2012 19h25

WASHINGTON, 8 Fev 2012 (AFP) -O jornal americano The Washington Post está oferecendo demissões voluntárias a seus jornalistas, em troca de uma indenização, para tentar superar a crise pela qual passa o setor de imprensa.

"Nosso objetivo, uma redução limitada de postos de trabalho, não afetará a qualidade, a ambição nem a influência de nosso jornalismo", disse o diretor do jornal, Marcus Brauchli, num comunicado interno obtido pela AFP. da quinta vez que The Washington Post repete a iniciativa, em quase dez anos.

Como outros jornais americanos, The Washington Post está sofrendo uma forte queda em sua receita de publicidade agravada com a migração de seus leitores para sites gratuitos.

Segundo um dos advogados do jornal, Patrick Pexton, o plano está aberto a 48 pessoas, que representam 8% dos efetivos da redação.

The Washington Post, que realiza uma parte de seus negócios com o grupo Kaplan, de educação, anunciou em novembro uma queda de sua receita com publicidade de 29% no terceiro trimestre de 2011, indo para 57,6 milhões de dólares.

A queda da receita nos sites WashingtonPost.com e Slate.com caíram 14%, ficando em 23,3 milhões de dólares.

O jornal teve uma tiragem média diária de 518.700 exemplares nos primeiros nove meses do ano passado e aos domingos, de 736.800.