Entretenimento

Obras de Juan Gris e Van Gogh são vendidas por 10 milhões de libras

EFE/Kerim Okten
Funcionária da casa de leilão Christie's exibe obra de Van Gogh, "Vue de l'asile et de la Chapelle de Saint-Remy", que pertencia à Elizabeth Taylor e que vai a leilão Imagem: EFE/Kerim Okten

07/02/2012 20h00

LONDRES, 7 Fev 2012 (AFP) -Uma natureza-morta cubista de Juan Gris e um quadro de Van Gogh que pertencia à lendária atriz de Hollywood Elizabeth Taylor foram vendidos por mais de 10 milhões de libras, em um leilão de arte impressionista e moderna realizado nesta terça-feira em Londres, anunciou a casa Christie's.

"Le livre" (O livro), apresentado pelos organizadores como "uma obra de transição" de Juan Gris (1887-1927), ficou, contudo, muito abaixo da estimativa de 12 a 18 milhões de libras, ao trocar de mãos por 10,3 milhões de libras (16,3 milhões de dólares).

Propriedade de uma fundação suíça, este colorido quadro pintado em Paris entre o final de 1914 e o começo de 1915, que foi exibido pela última vez em uma grande retrospectiva do artista organizada em 2005 em Madri, era a obra mais cara oferecida ao melhor lance nesta semana na capital britânica.

Por outro lado, a "Vue de l'asile et de la chapelle de Saint-Remy", pintada por Vincent Van Gogh (1853-1890) no ano anterior a sua morte, superou os sete milhões de libras estimados, ao ser vendido por 10,1 milhões (15,9 milhões de dólares).

O quadro, adquirido pelo pai de Elizabeth Taylor em 1963, era um dos últimos pertences leiloados da atriz americana que morreu ano passado, depois de as vendas de objetos pessoais organizadas pela mesma casa em Nova York em dezembro arrecadar 156,8 milhões de dólares.

Nesta mesma noite, a Christie's deve bater o martelo para a pintura-poema surrealista de Joan Miró (1893-1983) "Le corps de ma brune puisque je l'aime comme ma chatte habillée en vert salade comme de la grêle c'est pareil", propriedade de uma coleção de Nova York, por entre 6 e 9 milhões de libras.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo