Topo

BTJunkie suspende atividades após bloqueio do Megaupload

06/02/2012 18h25

WASHINGTON, 6 Fev 2012 (AFP) -O BTJunkie, um site popular de troca de arquivos digitais, anunciou nesta segunda-feira a suspensão voluntária de suas atividades, menos de três semanas depois do bloqueio do Megaupload em uma operação americana contra a pirataria de música, filmes e outros bens imateriais.

"Este é o fim da linha, meus amigos", anunciou o BTJunkie em uma mensagem curta, publicada na página principal do site, ao lado dos anos de início e fim das atividades: "2005-2012".

"A decisão não é fácil, mas decidimos fechar voluntariamente", acrescentou o site, abrigado na Grã-Bretanha.

"Lutamos durante anos por seu direito a se comunicar, mas é hora de seguir adiante. Foi uma experiência de vida, desejamos tudo de melhor!", acrescentou.

O BTJunkie fornecia um motor de busca de arquivos Bit Torrent e foi um dos cinco melhores sites de downloads, com "dezenas de milhões de usuários ao mês", segundo o site TorrentFreak, que cobre notícias sobre a troca de arquivos.

O TorrentFreak citou, sem identificar, o fundador do BTJunkie, dizendo que a decisão de suspender as atividades se deveu, em parte, às recentes ações legais contra o Megaupload e o The Pirate Bay, que enfrenta ações legais na Europa.

O Megaupload foi bloqueado por autoridades americanas em 19 de janeiro e sete pessoas foram acusadas pelo que o Departamento de Justiça e o FBI descreveram como "um dos maiores casos criminosos contra direitos autorais combatidos pelos Estados Unidos".