Entretenimento

Fidel Castro apresenta suas memórias

www.Cubasi.cu/www.President.ir/AFP
Fidel Castro e Mahmoud Ahmadineja se encontram em Cuba (13/1/2012) Imagem: www.Cubasi.cu/www.President.ir/AFP

AFP Havana

04/02/2012 10h20

HAVANA, 4 Fev 2012 (AFP) - O líder cubano Fidel Castro apresentou dois volumes de suas memórias "Guerrilheiro do tempo", quase 1.000 páginas de conversas com a jornalista Katiuska Blanco, que vão da infância até 1958, antes do triunfo da revolução.

"Tenho que aproveitar agora, porque a memória se gasta", disse Fidel, de 85 anos, aos convidados no lançamento, sexta-feira no Palácio das Convenções, em Havana.

Entre os convidados estavam o ministro da Cultura, Abel Prieto, o presidente da União de Escritores e Artistas, Miguel Barnet, e Blanco, a autora do livro.

"Estou disposto a fazer todo o possível para transmitir o que recordo bem. Estou expressando todas as ideias que tinha e os sentimentos pelos quais atravessei. Tenho consciência da importância de relatar tudo isto para transmiti-lo, de modo que seja útil", completou, segundo os jornais Granma, Juventude Rebelde e o site digital Cubadebate.

Nas conversas, Castro confessa a Blanco que "prefere os antigos relógios, os velhos espelhos, as botas velhas, e na política tudo do novo".

Blanco, autora da primeira biografia oficial de Fidel Castro e sua família, "Todo o tempo dos Cedros", agora apresenta os dois volumes perguntas e respostas, similares a "Cem horas com Fidel", conversas com o jornalista francês Ignacio Ramonet, publicado em 2006, ano em que Castro se afastou do poder por uma grave crise de saúde e foi sucedido pelo irmão, o atual presidente Raúl Castro.

Segundo fontes diplomáticas brasileiras, Fidel Castro presenteou a presidente Dilma Rousseff com os dois livros durante a visita a Cuba no início da semana.

Os dois se encontraram na terça-feira.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo