Topo

Grupo hacker Anonymous capta ligação do FBI sobre ele mesmo

03/02/2012 17h36

WASHINGTON, 3 Fev 2012 (AFP) -O grupo de hackers Anonymous publicou nesta sexta-feira uma conversa telefônica entre o FBI e a Scotland Yard em que discutiam operações contra as atividades do grupo, informou a polícia federal americana em um comunicado.

O FBI confirmou a autenticidade dos quase 17 minutos de ligação divulgados no YouTube e outros sites e disse que esta informação era "dirigida a agentes da ordem e foi obtida de forma ilegal".

"Uma investigação criminal está em curso para identificar e pedir explicações aos responsáveis", disse o FBI em um comunicado.

Junto com a gravação da conversa, o Anonymous publicou um e-mail de um agente do FBI, em que convoca a teleconferência no dia 17 de janeiro.

Essa mensagem por escrito convida agentes policiais de Grã-Bretanha, França, Irlanda, Alemanha, Países Baixos e Suécia a participar de uma teleconferência para "falar das investigações em curso sobre Anonymous, Lulzsec, Antisec e outros grupos associados".

Na mensagem aparece o número para o qual se deve ligar e o código de acesso para se conectar à teleconferência.

Em uma mensagem difundida através da rede social Twitter, o Anonymous publicou links das gravações e afirmou que o FBI "poderia ter curiosidade (de saber) como foram capazes de ler de forma contínua sua comunicação interna há algum tempo".

Segundo o FBI, nenhum sistema de computador, ligado a esse incidente, foi violado.

Graham Cluley, da empresa de segurança de computadores Sophos, afirmou que os hackers tinham sido capazes de ter acesso à ligação "porque colocaram em perigo a conta de e-mail de um investigador da polícia".

"Sem dúvida as autoridades policiais ficaram horrorizadas ao descobrir que as mesmas pessoas que estão tentando pegar poderiam ter se conectado às suas conversas internas", acrescentou.

Durante a ligação, os participantes britânicos e americanos falam de Jake Davis e Ryan Cleary, dois adolescentes britânicos presos no ano passado por hackerismo. Outros nomes mencionados durante a conversa foram ocultados com um assobio.