Entretenimento

Blogueira cubana diz estar impedida de viajar ao Brasil

03/02/2012 19h40

HAVANA, 3 Fev 2012 (AFP) -A blogueira e dissidente cubana Yoanis Sánchez informou nesta sexta-feira que o governo de Raúl Castro negou sua permissão de saída da ilha para viajar ao Brasil, que lhe concedeu um visto durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Havana, esta semana.

"Não há surpresa. Voltaram a negar minha permissão de saída. É 18ª vez que violam o meu direito de entrar e sair do meu país", escreveu Sánchez em sua conta do Twitter.

"Me sinto como um refém sequestrado por alguém que não escuta, nem dá explicações. Um governo de toca e pistola na cintura", completou a blogueira, de 36 anos, que recebeu prêmios internacionais por seus textos críticos sobre a situação na ilha comunista.

"Raúl Castro está em visita à Venezuela, e não me deixam visitar o Brasil. Coisas de totalitarismos", escreveu Sánchez em alusão à viagem do presidente cubano para assistir à cúpula da Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas).

Sánchez, a quem as autoridades negaram permissões de saída da ilha nos últimos quatro anos, solicitou visto para o Brasil com o objetivo de participar em 10 de fevereiro da apresentação do documentário "Conexão Cuba-Honduras", do brasileiro Dado Galvão.

A presidente Dilma disse na terça-feira que seu governo concedeu visto a Sánchez, durante uma visita de menos de 48 horas à ilha na qual se negou a fazer críticas envolvendo o tema dos direitos humanos.

"Eu dei, o Brasil deu, seu visto para a blogueira, os demais passos não são da competência do governo brasileiro", disse a presidente, citando a necessidade de uma permissão de saída por parte do governo cubano.

Sánchez agradeceu "todos que tiveram a esperança de que esta vez conseguiria". "Obrigada pelo otimismo, mas sou uma prisioneira", escreveu.

"Será que não aprendem? Se me deixam sair, perdem, se não me deixam sair, perdem mais", afirmou.

"Se todo este esforço serviu para levar luz sobre o absurdo migratório no qual estamos presos, então valeu a pena", completou a blogueira.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo