Topo

Facebook triunfa na América Latina e muda o panorama das redes sociais

02/02/2012 22h40

MONTEVIDÉU, 1 Fev 2012 (AFP) -O gigante das redes sociais Facebook, que apresentou na quarta-feira seu pedido para entrar na bolsa americana, cresce exponencialmente na América Latina, com destaque para o Brasil, o país número um em expansão, transformando o panorama dos sites de relacionamento na região.

Dos mais de 800 milhões de usuários do Facebook, 37,9 milhões são do Brasil, o que torna o país o quarto no mundo em quantidade de usuários, e o número um em crescimento (11,3%), segundo o site de estatísticas socialbakers.com.

Do total de usuários do Facebook, 32 milhões são do México (quinto lugar na lista mundial), 17 milhões da Argentina (12º lugar) e 9 milhões do Chile (22º lugar), país com o maior número de usuários do Facebook em relação à sua população (54,79%) de toda a América Latina, segundo a mesma fonte.

A região tornou-se terra fértil para as redes sociais, já que a internet é cada vez mais acessível aos latino-americanos.

Até março de 2011, a América Latina representava 10,1% dos usuários da internet no mundo, e o índice de internautas em relação ao número de habitantes da região é de 36,7%, superior à média mundial de 30,2%, segundo a Internet World Stats.

O Facebook soube aproveitar esse dinamismo na América Latina, e não tardou em convocar seus usuários a colaborar para traduzir seu site em espanhol, e em 2008, lançou oficialmente sua versão nessa língua.

Para conquistar a região, abriu um escritório em São Paulo, e no ano passado nomeou o brasileiro Alexandre Hohagen como vice-presidente de vendas na América Latina, outrora diretor-gerente do Google para a região.

Hoje em dia, a rede social do jovem e multimilionário empresário americano Mark Zuckerberg, detém a maior parte de mercado na América Latina

(49%), superando os rivais, Windows Live Profile (37%), Orkut (25%) e Hi5 (13%), segundo dados do escritório de análises Synthesio.

"Na América Latina, as redes sociais estão deixando de ser algo simplesmente social e 'cool' e estão se tornando de uma forma de comunicar com os clientes", disse por sua vez Alexandre Hohagen ao assumir seu cargo no Facebook, segundo o jornal The Miami Herald.