Morre aos 101 anos a pintora Dorothea Tanning
A pintora americana Dorothea Tanning, companheira do grande artista alemão Max Ernst, faleceu nesta terça-feira (31), em Nova York, aos 101 anos, informou a diretora da Dorothea Tanning Foundation, Pammela Johnson.
"É muito triste para mim fazer este anúncio. Ela morreu em paz, em sua casa, na cidade de Nova York no dia 31 de janeiro, aos 101 anos", disse Johnson em comunicado publicado no site da artista.
"Dorothea Tanning teve uma vida plena", acrescentou Johnson, mencionando seu "significativo trabalho de pintura, escultura e escrita durante seis décadas".
Além do talento artístico, Tanning será recordada, sem dúvida, por ter sido a companheira do pintor alemão Max Ernst, com quem manteve uma relação de 34 anos, até a morte dele, em 1976.
Dorothea Tanning nasceu em 1910 em Galesburg (Illinois, centro dos Estados Unidos). Estudou pintura em Chicago, mudando-se depois para Nova York, onde em 1942 conheceu Ernst, com quem viveu no Arizona (sul) e na França.
Nos últimos anos de vida publicou seu segundo livro de poemas, "Coming to That".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.