Topo

Google é condenado na França por abuso de posição dominante com Google Maps

01/02/2012 14h01

PARIS, 1 Fev 2012 (AFP) -O tribunal de comércio de Paris condenou o Google e sua filial francesa por abuso de posição dominante em um processo movido pela empresa Bottin Cartographes, considerando que o serviço Google Maps distorceu a concorrência com os seus serviços gratuitos para as empresas.

Em seu veredicto, pronunciado na terça-feira e obtido pela AFP nesta quarta-feira, o tribunal condenou o gigante americano a pagar 500 mil euros por danos à empresa francesa e 15 mil euros de multa.

Os serviços do Google Maps em questão são os desenvolvidos para as empresas, que permitem a integração de mapas em seus sites, e destes últimos ao público.

"Recorreremos da decisão. Estamos convencidos de que uma ferramenta de mapeamento gratuita e de alta qualidade beneficia tanto aos internautas quanto aos proprietários de sites. A concorrência neste setor é real para nós, tanto na França como em nível internacional", segundo uma declaração de um porta-voz da Google transmitida à AFP.

Em seu veredicto, o tribunal do comércio estimou que "além de sua posição dominante, as empresas Google Inc. e Google France praticaram preços abusivamente baixos, explorando abusivamente de sua posição, e que só puderam fazer isso porque estavam em posição dominante".