Entretenimento

Irã lança canal de TV internacional em espanhol

31/01/2012 19h10

Teerã, 31 Jan 2012 (AFP) -O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, inaugurou uma emissora internacional em espanhol, a HispanTV, que terá programação 24 horas do dia, informou nesta terça-feira a televisão estatal iraniana.

"Viva Espanha, viva América Latina", afirmou em espanhol o presidente iraniano na cerimônia oficial de inauguração.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, aliado do Irã, enviou uma mensagem de felicitações que foi lida durante a cerimônia.

A emissora terá jornalistas iranianos, espanhóis e latino-americanos.

O novo canal integrará a rede de emissoras existentes, Press-TV (inglês), Al-Alam (árabe) e outras que exibem programas em 30 idiomas, em particular francês, hebraico, turco, russo, curdo, armênio e inclusive chinês.

Nos últimos anos, o Irã desenvolveu suas relações com os países da América Latina provocando a irritação dos Estados Unidos, que tenta isolar Teerã do cenário internacional.

"A Hispan TV é a primeira emissora de TV de informação e entretenimento em espanhol, nascida no coração do Oriente Médio (...) com o objetivo de fortalecer os laços culturais com os países latinos", afirmou um comunicado divulgado em seu site.

O novo canal, financiado pelo governo iraniano, será transmitido em espanhol a partir de Teerã e pretende "chegar a milhões de pessoas na América Latina, Estados Unidos e Europa", com notícias, documentários e conteúdos de ficção 24 horas do dia.

Entre as primeiras coberturas informativas transmitidas pelo canal, que também é transmitido diretamente por seu site hispantv.com, estava em dezembro uma resposta do presidente venezuelano, Hugo Chávez, a críticas de seu colega americano, Barack Obama.

No início de janeiro, o presidente Ahmadinejad viajou a Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador, viagem muito criticada pelos Estados Unidos.

"Os noticiários da Hispan TV cobrirão de forma especial os acontecimentos de caráter internacional, especialmente todos aqueles que ocorrerem na América Latina, Irã e Oriente Médio", segundo um comunicado transmitido pelo novo canal.

Os temas tratados no site da HispanTV, criada há um ano, cobrirão uma variedade de questões internacionais, desde a suposta espionagem dos Estados Unidos no Irã até a crise financeira.

"A HispanTV nasce com uma grande vocação social, cujo principal objetivo é criar pontes de entendimento entre os povos do Irã, da América espanhola e do Oriente Médio, com a transmissão de conteúdos frequentemente ignorados por outros meios de comunicação", afirmou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo