Entretenimento

Fundador do Megaupload tem liberdade negada na Nova Zelândia

24/01/2012 20h59

AUCKLAND, 24 Jan 2012 (AFP) -Um tribunal da Nova Zelândia negou nesta quarta-feira (horário local) a liberdade sob fiança ao fundador do portal web Megaupload.com, "Kim Dotcom", que permanecerá na prisão até 22 de fevereiro, enquanto as autoridades dos Estados Unidos buscam sua extradição acusando-o de pirataria massiça.

Um juiz do tribunal neo-zelandês rejeitou o pedido de liberdade sob fiança apresentado por "Kim Dotcom", que está detido desde que a polícia revistou sua mansão de Auckland na sexta-feira, e nega as acusações da Justiça americana.

O juiz David McNaghton disse estar preocupado que Dotcom - acusado pelas autoridades americanas de receber 42 milhões de dólares de seu império da internet apenas em 2010 - saísse do país caso fosse libertado sob fiança.

"Tenho certeza de que ele tem os recursos financeiros suficientes para obter uma identidade falsa ou documentos de viagens e conseguir transporte para fora do país caso ele decida assim fazer", disse.

McNaughton concluiu: "com determinação suficiente e recursos financeiros, os riscos de fuga (do país) permanecem reais e, por isso, o pedido de fiança é negado."

Dotcom, também conhecido como Kim Schmitz, está entre as sete pessoas indiciadas pelo Departamento de Justiça americano e pelo FBI acusado de "pirataria massiça online de diversos tipos de trabalhos com direitos autorais registrados, pelo Megaupload.com" e outros sites.

Eles teriam causado mais de 500 milhões de dólares em prejuízo para os detentores dos direitos autorais oferecendo cópias de filmes, programas de TV e outros conteúdos de forma pirateada.

A polícia apreendeu um Cadillac de 1959 e outros carros antigos, assim como obras de arte, durante a operação na mansão de Dotcom.

As acusações americanas contra Dotcom incluem lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, que podem levar a até 20 anos de prisão.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo