Blogueiro preso no Egito por criticar Exército é libertado
CAIRO, 21 Jan 2012 (AFP) -O blogueiro egípcio Maikel Nabil, preso por criticar o Exército, foi libertado, por ocasião do primeiro aniversário da revolta no Egito, anunciou neste sábado o presidente da Justiça militar, Adel Al-Mursi.
"Uma decisão de libertação foi tomada para Maikel Nabil e 1959 outros presos, por ocasião do primeiro aniversário do 25 de janeiro", havia indicado antes uma fonte da Justiça militar, que pediu para não ser identificada.
Condenado em abril a três anos de prisão por um tribunal militar, por ter criticado o Exército egípcio em seu blog, Nabil teve a pena reduzida para dois anos após recorrer da sentença, em 14 de dezembro.
A captura de Nabil, no fim de março, e sua condenação provocaram comoção no exterior. Trinta grupos e militantes da defesa dos direitos humanos divulgaram no fim de dezembro, em Genebra, uma petição às autoridades egípcias, por sua libertação. O governo americano pediu a revisão do julgamento.
Países ocidentais e ONGs denunciaram que, apesar da queda do regime de Mubarak, os crimes de opinião continuam sendo julgados no Egito pelos tribunais militares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.