Entretenimento

Abertura de site dedicado ao mártir tcheco Jan Palach

16/01/2012 17h39

PRAGA, 16 Jan 2012 (AFP) -Um primeiro site inteiramente dedicado ao estudante Jan Palach, que se imolou em 1969 para protestar contra a invasão de seu país pelas tropas soviéticas, foi inaugurado nesta segunda-feira, anunciou um dos autores do projeto, o historiador Pavel Blazek.

"Aí nós contamos a história de sua vida de modo que ela não acabe com sua morte: graças a seu imenso legado, sua vida continua", disse Blazek, citado pelo jornal Lidove Noviny.

O site www.janpalach.cz foi aberto nesta segunda-feira, 43 anos após seu sacrifício, no dia 16 de janeiro de 1969, na Praça Venceslau de Praga. Gravemente ferido, com 80% do corpo queimado, Jan Palach não resistiu, vindo a falecer três dias mais tarde.

"Com seu ato chocante, Jan Palach quis tirar a opinião pública da resignação na qual começava a cair, seis meses após a ocupação da então Tchecoslováquia", lê-se na página de introdução do site.

No dia 21 de agosto de 1968, as tropas da extinta URSS e de quatro outros países do então Pacto de Varsóvia (Bulgária, Hungria, Polônia, ex-RDA) esmagaram com sangue o movimento "Primavera de Praga" que se propunha a instaurar um "socialismo com o rusto humano" livre dos dogmas stalinistas.

O sacrifício de Jan Palach foi acompanhado pelo de um outro estudante Jan Zajic (25 de fevereiro de 1969 em Praga) e o do operário Evzen Plocek (4 de abril de 1969 em Jihlava, no sul do país).

Em janeiro de 1989, o 20º aniversário do sacrifício de Jan Palach deu lugar a uma semana de protestos em massa contra o regime comunista, batizado "Semana de Palach". O poder totalitário caiu em novembro do mesmo ano, com a "Revolução de Veludo" liderada pelo dissidente Vaclav Havel.

O site www.janpalach.cz apresenta um grande número de fotos e de gravações em vídeo, assim como retratos de outras pessoas que se imolaram em vários países, entre eles o polonês Ryszard Siwiec. o da Armia Krajowa (AK), braço não comunista da resistência, Ryszard Siwiec sacrificou-se no dia 8 de setembro de 1968 nas arquibancadas de um estádio de Varsóvia, para protestar contra a participação do Exército de seu país na ocupação da Tchecoslováquia.

Quatro dias mais tarde, este pai de cinco filhos, de 59 anos, sucumbia aos ferimentos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo