Entretenimento

Obra inédita de Brahms será tocada pela primeira vez na BBC

Divulgação
O compositor Johannes Brahms Imagem: Divulgação

13/01/2012 14h33

LONDRES, 13 Jan 2012 (AFP) -Uma obra inédita de Brahms, descoberta cerca de 160 anos após sua composição, será tocada e transmitida mundialmente pela BBC na próxima semana.

Esta peça muito curta - de dois minutos - , escrita por Brahms em 1853, quando ele tinha apenas 20 anos, foi encontrada por acaso pelo maestro e músico britânico Christopher Hogwood, enquanto consultava manuscritos em uma biblioteca de Princeton, nos Estados Unidos.

A partitura de piano, intitulada "Albumblatt", é "uma pequena peça, mas perfeitamente construída", segundo a BBC.

"É uma descoberta inacreditável que possibilita uma visão fascinante do trabalho deste grande compositor", ressaltou Roger Wright, diretor da Rádio 3, à estação de música clássica da BBC.

Christopher Hogwood encontrou este trecho em um livro que pertenceu a um maestro de G¶ttingen, na Alemanha.

"Ele viu a assinatura de vários músicos célebres que jantaram na casa do maestro, entre eles Liszt e Schumann, e ficou estupefato ao descobrir esta pequena peça completa de Brahms, escrita quando ele tinha 20 anos", explicou ao jornal The Guardian Tom Service, apresentador do programa Music Matters da BBC3, durante o qual será tocada a composição.

O tema de Albumblatt foi utilizado por Brahms doze anos mais tarde no segundo movimento de seu Trio para Trompa, Violino e Piano, Op. 40.

Interpretada pelo pianista húngaro Andras Schiff, esta obra será apresentada no dia 21 de janeiro às 12H15 GMT (10H15 de Brasília), na Rádio 3.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo