Entretenimento

Mais de 5.500 objetos do Titanic em leilão, em Nova York

05/01/2012 19h44

NOVA YORK, EUA, 5 Jan 2012 (AFP) -Cem anos após o naufrágio do Titanic, mais de 5.500 objetos encontrados no fundo do oceano, entre louças, baixela, documentos, roupas e também peças do navio legendário, serão leiloados no dia 11 de abril em Nova York, anunciou nesta quinta-feira a casa Guernsey's.

Os objetos serão apresentados num único lote, em virtude de uma decisão judicial que impede sua dispersão. de "preservar a História" para as futuras gerações, declarou Arlen Ettinger, presidente da casa de leilões, durante entrevista à imprensa, destacando "o fascínio" que a história do Titanic continua a exercer, inclusive em seu filho, de 12 anos.

Todas as peças a serem leiloadas, entre elas um pedaço do casco pesando 17 toneladas, foram encontradas no fundo oceano, durante oito expedições realizadas em 25 anos por RMS Titanic no sul da Terra Nova (Canadá) no local onde repousavam os destroços, a 3.800 metros do fundo, em duas partes separadas de cerca de 600 metros.

O valor da coleção foi calculado em 189 milhões de dólares em 2007, com alguns direitos associados.

Algumas peças da baixela de valor diferenciado, segundo a classe dos passageiros, algumas impressas com o nome "White Star Line", a companhia marítima do navio, o colete de um viajante, abotoaduras de ouro, ou ainda um par de binóculos perfeitamente conservado, foram apresentados nesta quinta-feira durante uma entrevista à imprensa.

Todos contam a história da luxuosa cidade flutuante que era o Titanic, naufragado há cem anos, na noite de 14 a 15 de abril de 1912, após ter-se chocado com um iceberg durante sua viagem inaugural de Southampton (Inglaterra) a Nova York, explicou nesta quinta-feira Alexandra Klingelhofer, responsável pela coleção.

No total, 2.200 pessoas de 40 nacionalidades estavam a bordo, cheias de "sonhos e de esperanças", e cerca de 1.500 morreram no naufrágio.

"Foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX", acrescentou Alexandra.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo