Entretenimento

Alemanha: morre artista mais velho do mundo em atividade

Michael Kooren/Reuters
Johannes Heester durante espetáculo em 2008 na Holanda; ator morreu em 2011, após 90 anos de carreira Imagem: Michael Kooren/Reuters

24/12/2011 17h56

BERLIM, 24 dez 2011 (AFP) -O cantor de operetas de origem holandesa Johannes Heesters, considerado o artista em atividade mais velho do mundo, morreu neste sábado, aos 108 anos, informou seu agente.

Artista preferido de Adolf Hitler, Heesters nasceu em 1903 na Holanda e ganhou fama graças aos nazistas. Há alguns anos foi acusado por um jornalista de ter se apresentado para os guardas da SS no campo de concentração de Dachau, na Baviera, em 1941.

Heesters morreu em uma clínica de Starnberg na Baviera, onde vivia, informou o agente.

O cantor aparece no livro dos recordes Guiness como o artista mais velho ainda em cena. Heesters atuou em inúmeros filmes nos países de idioma alemão, assim como no teatro. Interpretou mais de 1.600 vezes um de seus principais papéis, em "A viúva alegre", uma opereta do compositor austro-húngaro Franz Lehar.

Em 2008, a primeira apresentação de Heesters em várias décadas na Holanda foi acompanhada de muitos protestos. Sua tentativa anterior de se apresentar para seus compatriotas, em 1963, fracassou: o público de um teatro de Amsterdã o condenou ao recebê-lo com a saudação nazista.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo