Topo

AFP expressa 'profunda preocupação' por fotógrafo detido em Istambul

22/12/2011 09h39

PARIS, 22 dez 2011 (AFP) -A direção da Agence France-Presse (AFP) expressou nesta quinta-feira às autoridades turcas sua "profunda preocupação" diante da detenção de Mustafá Ozer, um de seus fotógrafos do escritório de Istambul, na Turquia.

Ozer foi preso na terça-feira durante uma operação policial realizada em várias cidades da Turquia que tinha por objetivo, segundo a agência de notícias turca Anatolia, deter pessoas sob suspeita de ter relações com rebeldes curdos.

"Desejamos que nos esclareçam as razões desta prisão", pediu o presidente da AFP, Emmanuel Hoog, em uma carta enviada na quarta-feira ao embaixador da Turquia na França.

"Temos a esperança de que o episódio não passe de um mal-entendido que será dissipado rapidamente, de forma que o senhor Ozer possa retomar suas atividades profissionais rapidamente", afirmou a carta.

Ozer e outras 40 pessoas (entre elas cerca de 20 jornalistas) foram detidos por unidades da polícia antiterrorista. Ozer permanece preso em algum dos locais da Direção de Segurança em Istambul.

A operação era dirigida contra a organização clandestina KCK, considerada o braço urbano do movimento armado PKK, que luta desde 1984 contra o poder central pela autonomia das regiões curdas.