Topo

Retratos do renascimento italiano são expostos no Met de Nova York, a partir desta quarta (21)

Jornalistas participam da abertura da exposição de exposição sobre retratos do renascentimo, em Nova York (19/12/2011) - AFP PHOTO/BRIGITTE DUSSEAU
Jornalistas participam da abertura da exposição de exposição sobre retratos do renascentimo, em Nova York (19/12/2011) Imagem: AFP PHOTO/BRIGITTE DUSSEAU

20/12/2011 18h46

Cerca de 160 retratos do renascimento italiano, de Donatello a Bellini, serão exibidos no Metropolitan Museum of Art, Met, de Nova York a partir desta quarta-feira (21), numa celebração das obras europeias do século 15.

Foi uma época em que pela primeira vez, desde a antiguidade, foram pintados, desenhados ou esculpidos retratos, em homenagem a um príncipe guerreiro, imortalizar os traços de uma pessoa para as gerações futuras ou plasmar a beleza de uma mulher. A mostra faz uma retrospectiva de 80 anos desta arte, de 1425 a 1506, passando por Florença e Veneza.

Inclui telas sublimes de Botticelli, além de obras-primas de Donatello, Filippo Lippi, Botticelli, Verrocchio, Ghirlandaio, Pisanello, Mantegna, Giovanni Bellini, e Antonello da Messina.

Dedica um espaço importante a bustos de mármore e bronze, outra forma artística do retrato, permitindo ao espectador apreciar todos os detalhes da obra. A exposição vai até 18 de março de 2012.