Presos 40 pessoas na Turquia, entre elas um fotógrafo da AFP
ISTAMBUL, 20 dez 2011 (AFP) -Quarenta pessoas, entre elas um fotógrafo da AFP, foram detidas nesta terça-feira (20) durante uma operação policial em várias cidades da Turquia contra suspeitos de conivência com rebeldes curdos, informou a agência de notícias Anatolia.
Entre os presos está um fotógrafo da AFP, Mustafa –zer. Antes de sua detenção, a casa onde vive em Istambul foi revistada durante várias horas pela polícia anti-terrorista, afirmou seu advogado, Sibel Tokaoglu.
A polícia apreendeu CDs e documentos e copiou cartões de memória pertencentes ao fotógrafo, acrescentou.
Pelo menos 38 pessoas, incluindo um número indeterminado de jornalistas, foram detidos por suspeita de terem ligações com a KCK (União das Comunidades Curdas), afirmou a Anatólia.
O KCK, uma organização clandestina, é suspeito de ser o braço urbano do movimento armado PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) que luta desde 1984 contra o governo, primeiro pela independência e, depois, pela autonomia das regiões curdas da Turquia .
De acordo com as leis turcas anti-terrorismo, os suspeitos podem ser detidos por quatro dias antes de comparecerem perante um juiz, que pode decidir acusá-los e decretar prisão preventiva.
Desde 2009, 700 pessoas, segundo o governo, e 3.500, inclusive deputados e líderes locais, de acordo com a mídia curda, foram presos após serem acusados de conivência com o KCK.
Cerca de 70 jornalistas e intelectuais foram detidos na Turquia, gerando críticas e a a condenação de associações de defesa dos direitos Humanos e da União Europeia (UE).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.