Topo

Presos 40 pessoas na Turquia, entre elas um fotógrafo da AFP

20/12/2011 15h27

ISTAMBUL, 20 dez 2011 (AFP) -Quarenta pessoas, entre elas um fotógrafo da AFP, foram detidas nesta terça-feira (20) durante uma operação policial em várias cidades da Turquia contra suspeitos de conivência com rebeldes curdos, informou a agência de notícias Anatolia.

Entre os presos está um fotógrafo da AFP, Mustafa –zer. Antes de sua detenção, a casa onde vive em Istambul foi revistada durante várias horas pela polícia anti-terrorista, afirmou seu advogado, Sibel Tokaoglu.

A polícia apreendeu CDs e documentos e copiou cartões de memória pertencentes ao fotógrafo, acrescentou.

Pelo menos 38 pessoas, incluindo um número indeterminado de jornalistas, foram detidos por suspeita de terem ligações com a KCK (União das Comunidades Curdas), afirmou a Anatólia.

O KCK, uma organização clandestina, é suspeito de ser o braço urbano do movimento armado PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) que luta desde 1984 contra o governo, primeiro pela independência e, depois, pela autonomia das regiões curdas da Turquia .

De acordo com as leis turcas anti-terrorismo, os suspeitos podem ser detidos por quatro dias antes de comparecerem perante um juiz, que pode decidir acusá-los e decretar prisão preventiva.

Desde 2009, 700 pessoas, segundo o governo, e 3.500, inclusive deputados e líderes locais, de acordo com a mídia curda, foram presos após serem acusados de conivência com o KCK.

Cerca de 70 jornalistas e intelectuais foram detidos na Turquia, gerando críticas e a a condenação de associações de defesa dos direitos Humanos e da União Europeia (UE).