França constrói novo Centro Cultural em Gaza

GAZA, Territórios Palestinos - A França lançou nesta segunda-feira a pedra fundamental da construção de um novo Centro Cultural (CCF) em Gaza, a única instituição estrangeira desse tipo levantada em território palestino controlado pelo Hamas islamita e sob o bloqueio israelense.
"O CCF de Gaza representa um espaço único de diálogo e de liberdade aberto à sociedade civil", explicou o cônsul geral da França em Jerusalém, Frédéric Desagneaux, durante a solenidade.
Existe um outro CCF em Gaza desde 1982. Administrado por uma equipe de sete animadores, dirigidos por um diretor francês, está localizado numa casa da avenida "Victor Hugo", no centro da cidade e que chegou a ser alvo de manifestações contra a França, no passado.
O atual centro francês é um local atípico em Gaza, onde se pode ouvir grupos de rap cantando em árabe e assistir a espetáculos de break dance, assim como a exposição de quadro de pintores contemporâneos palestinos.
Os trabalhos de construção do novo centro devem durar um ano, com o custo calculado em um milhão de euros, segundo fonte diplomática francesa e está situado na avenida "Charles de Gaulle", num terreno de 2.000 metros quadrados, oferecido em 2006 à França pela Autoridade Palestina.
Contará com uma galeria para as exposições, uma sala polivalente para acolher conferências e concertos, quatro salas de aula, além de midiateca e uma cafeteria.
O CCF de Gaza recebe cerca de 500 estudantes franceses por ano. A França também está presente em Centros Culturais construídos na Cisjordânia, em Ramallah e Nablus, assim como em Jerusalém.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.