Entretenimento

Oscar de Orson Welles por "Cidadão Kane" vai a leilão

12/12/2011 19h52

LOS ANGELES, EUA, 12 dez 2011 (AFP) -O Oscar de Melhor Roteiro recebido por Orson Welles por sua obra-prima "Citizen Kane" ("Cidadão Kane"), um marco na história do cinema, será leiloado na próxima semana, informou, nesta segunda-feira, em Los Angeles, a casa Nate D. Sanders Auctions.

"Cidadão Kane" foi indicado a nove prêmios da Academia em 1942, entre eles o de Melhor Filme, categoria na qual perdeu para o drama de John Ford "How Green Was My Valley" (Como era verde o meu vale).

O diretor americano foi obrigado a se conformar com o reconhecimento pelo roteiro, compartilhado com Herman Mankiewicz, e nunca obteve outra estatueta dourada, com exceção do Oscar honorário recebido em 1971 pela conjunto da carreira.

"Agora, o filme é considerado o mais influente de todos os tempos", disse Nate Sanders, proprietária da casa de leilões de mesmo nome.

O filme de 1941, escrito, produzido, dirigido e interpretado por Welles, conta, sob a forma de ficção, a história do magnata dos meios de comunicação William Randolph Hearst.

Furioso por esta versão de sua vida, o verdadeiro Hearst lançou campanha contra o filme e proibiu sua simples menção em seus jornais.

Segundo a casa Nate D. Sanders Auctions, Welles achava que tinha perdido a estatueta, mas ela apareceu depois de sua morte e foi dada de herança à sua filha, Beatrice Welles.

"Durante um processo da filha de Welles contra a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a instituição revelou, em 2002, "que o Oscar estava avaliado em 1 milhão de dólares e o tribunal concedeu a Beatrice Welles o direito de vender o prêmio", assinalou em comunicado.

Welles (1915-1985) saltou para a fama em 1938 quando, aos 23 anos, realizou uma dramatização radiofônica do livro "A guerra dos mundos", do escritor britânico H.G. Wells, sobre a chegada de marcianos hostis à Terra.

O programa motivou uma onda de pânico em todo o país de tal magnitude que, sete décadas depois, ainda é citado com frequência como exemplo do poder da mídia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo