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YouTube atualiza página com oferta de canais similar à TV

02/12/2011 18h05

SAN BRUNO, EUA, 2 dez 2011 (AFP) -O site de publicação de vídeos YouTube apresentou o novo desenho de sua página na internet, que destaca seus diferentes "canais" em estilo similar ao da televisão, e promete uma integração mais fluida com outros serviços do grupo Google.

"Realmente estamos tentanto combinar o melhor da televisão com o melhor da web", afirmou esta quinta-feira um encarregado do YouTube, Shishir Mehrotra, ao apresentar as mudanças na sede da companhia, em San Bruno, Califórnia (oeste dos EUA).

"A expressão 'vídeo online' está para desaparecer à medida que for possível assistir aos vídeos em qualquer dispositivo", disse.

Para prová-lo, foi apresentado um aplicativo do YouTube que permite assistir aos vídeos em um console de video game Xbox 360 conectado à internet.

A nova página principal do YouTube tem tanto canais criados por qualquer usuário quanto canais de televisão profissionais ou de estúdios de cinema.

Um painel à esquerda da tela permite aos usuários encontrar facilmente os canais, segundo seus interesses, e marcar e acompanhar os favoritos. O YouTube também oferece aos usuários recomendações segundo os vídeos que eles assistirem.

O novo desenho do YouTube facilita, ainda, a sincronização das atualizações do canal aos membros de redes sociais, como Twitter, Facebook e Google+.

A ideia final do novo projeto é que o YouTube seja mais fácil de usar de qualquer dispositivo ligado à internet, seja um telefone, um computador, um aparelho de TV ou um tablet.

"Isto é realmente o maior redesenho e o maior lançamento da história do YouTube", disse outro representante da empresa, Noam Lovinsky.

O logotipo do YouTube também mudará para se parecer mais com o do Google.

"À medida que o redesenho do site se generalizar para todos os dispositivos, este será um ponto de inflexão para os provedores de conteúdo", afirmou Lovinsky. "Todo o mundo vai querer ter um lugar de destaque na página principal".

Esta página permite às pessoas mudar os canais como se faz com os canais de televisão, ao invés de pular de vídeo para vídeo.

O novo desenho estabelece as bases para que os estúdios de cinema e TV criem canais pagos, um passo sobre o qual os encarregados do YouTube se negaram a comentar.

O YouTube também está avaliando um novo modelo de financiamento no qual os espectadores podem pular os anúncios publicitários e os anunciantes só pagam pelos fragmentos das peças que as pessoas viram.