Topo

Autoria de Rembrandt é autenticada em quadro

02/12/2011 15h41

Haia, Holanda, 2 dez 2011 (AFP) -Uma tela, até então atribuída a "algum outro artista ligado" ao pintor holandês Rembrandt, foi autenticada como sendo do próprio mestre, anunciou nesta sexta-feira o Museu Rembrandthuis de Amsterdã.

"Estamos 100% seguros, agora, que é de Rembrandt", informou à AFP a porta-voz do museu, Leslie Schwartz.

O quadro, uma pintura a óleo de 18,5 centímetros de altura por 17 centímetros de largura, intitulada "Vieillard à la barbe", velho com barba, data de 1630, ao final da estada do artista em Leiden (oeste da Holanda), explicou.

Representando um velho de barba grisalha meio longa, a tela, emprestada ao museu, pertence a um colecionador particular, que preferiu não ter o nome divulgado.

A pintura foi autenticada por Ernst van de Wetering, especialista independente em Rembrandt, que destacou, principalmente, "semelhanças técnicas no estilo pictural" com os quadros do mestre datando da mesma época, segundo um comunicado do estabelecimento.

"As investigações técnicas mostraram que existia um autorretrato inacabado por Rembrandt, sob uma camada de tinta", precisou a fonte.

O quadro, já exposto no museu, estará no centro de uma exibição nos meses de maio e junho de 2012, ao lado de outras obras do artista holandês.

Pintor, desenhista e gravador, Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669) foi um mestre do claro-escuro, técnica em que os efeitos de luz criam a forma e o espaço ao qual a cor se subordina. Seus traços, notáveis pela leveza, são considerados um registro expressivo da Amsterdã de sua época.

Além disso, seus retratos e autorretratos evidenciam profunda sensibilidade a nuances do temperamento humano.

É considerado, hoje, um dos maiores pintores do Ocidente.