Topo

Empresários anunciam lançamento de Facebook muçulmano

01/12/2011 19h17

ISTAMBUL, 1 dez 2011 (AFP) -Um grupo de empresários muçulmanos anunciou nesta quinta-feira em Istambul o lançamento, no início de 2012, de uma rede social online como o Facebook, mas para um público muçulmano.

A SalamWorld.com "tem como principal objetivo unir a juventude (muçulmana) em uma visão comum e respeitando os valores do Islã, tentando não difundir informações prejudiciais", declarou à AFP Ajmed Azimov, vice-presidente da companhia de mesmo nome fundadora do site.

Com uma matriz em Istambul, filiais em Moscou e no Cairo, e coordenadores em 30 países, o site, cujos primeiros testes de difusão ocorrerão no início de 2012, prevê conseguir 50 milhões de usuários em três anos, disse Azimov.

"O coração desse projeto é criar uma rede sem conteúdos proibidos pela religião (...). Para conseguir isso, vamos contar com uma grande equipe de moderadores e haverá filtros. Também contamos com os usuários para se moderar e filtrar os conteúdos difundidos", explicou o empresário russo, originário do Daguestão (Cáucaso).

Além dos conteúdos divulgados pelos usuários, o site propõe diversos serviços aos muçulmanos, como guias de cidades que permitam localizar mesquitas e lojas de produtos halal (autorizados pelo Islã), um sistema de ensino à distância e outro de consultas sobre temas teológicos ou familiares.

"Vamos tentar criar uma enciclopédia digital, uma espécie de Wikipedia islâmica", declarou o empresário.

Questionado sobre o financiamento do projeto, ele não quis dar cifras. "Temos dinheiro, não há problemas desse lado", disse, esclarecendo que os investidores eram "um grupo de homens de negócios do mundo muçulmano".