Banderas e Hayek vencem o estereótipo latino em "Gato de Botas"
"Quando cheguei aos Estados Unidos, alguém me disse que, se quisesse ficar, teria que fazer vilões ou traficantes", recordou Banderas em Paris, onde promoveu o filme da Dreamworks, três dias depois de passar pelo Rio de Janeiro.
O ator, de 51 anos, também destacou o paradoxo de ter chegado aos Estados Unidos sem falar o idioma e agora trabalhar com a voz, em inglês, em uma grande aposta de Hollywood, depois do sucesso do personagem "Gato de Botas" na saga "Shrek".
Esta foi a primeira vez que a Dreamworks escolheu dois atores latinos para protagonizar uma de suas grandes produções, que conta ainda com o mexicano Guillermo del Toro como um dos produtores executivos e é livremente inspirada no conto "O Gato de Botas", escrito pelo francês Charles Perrault no fim do século XVII.
O longa-metragem tem fortes características latinas: o vilarejo de San Ricardo, cenário do filme, foi inspirado na cidade colonial de San Miguel de Allende, no centro do México.
Banderas ressaltou a presença dele e de Hayak é uma "celebração da riqueza e diversidade da cultura latina e representa um sinal do crescente reconhecimento dos hispânicos nos Estados Unidos".
"Neste filme, são os vilões que têm sotaque inglês", brincou.
Esta é a primeira vez que Salma Hayek, 45 anos, empresta a voz a uma personagem, e em inglês.
"Tive medo", confessou a actriz, que dubla Kitty, uma gata de rua, sexy e atrevida, que enfrenta e seduz o felino interpretado por Banderas.
"Eu não queria ser a voz de um personagem menor. E acredito que Kitty, uma gata livre, independente, forte, é um dos grandes personagens femininos no cinema de animação", afirmou.
O diretor do filme, Chris Miller, destacou que Banderas e Hayek - que se conheceram na produção "A Balada do Pistoleiro" em 1995 - não apenas dublaram, mas também inspiraram na criação dos personagens.
A ideia de um filme com o Gato de Botas era o desejo de um dos principais executivos da Dreamworks, Jeffrey Katzenberg, desde o sucesso do felino em "Shrek 2".
O filme tem estreia prevista para 9 de dezembro no Brasil.
ame.zm/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.