Topo

Sistema de águas de Illinois sofre ciberataque

18/11/2011 23h57

SAN FRANCISCO, EUA, 18 Nov 2011 (AFP) -O sistema público de águas do estado de Illinois, nos EUA, sofreu um ciberataque lançado do estrangeiro, revelou nesta sexta-feira um especialista em sistemas de controle de infraestruturas.

"Este é possivelmente o primeiro caso de um ataque cibernético contra uma infraestrutura crucial dos Estados Unidos que causa danos", afirmou à AFP Joseph Weiss, sócio gestor da Applied Control Solutions.

"Por isto é tão importante. Poderiam ter feito qualquer coisa porque tiveram acesso à estação central", explicou Weiss.

O Centro de Inteligência e Contraterrorismo de Illinois revelou que o ataque atingiu uma unidade nos arredores da cidade de Springfield, na semana passada, e que os hackers tiveram acesso ao sistema meses antes da ação.

O ataque ficou evidente quando os hackers queimaram uma bomba d'água após acioná-la e desligá-la várias vezes. "Ninguém percebeu que os hackers estavam aqui até a bomba ligar e desligar".

A origem do ataque foi rastreada até um computador na Rússia, e seus autores utilizaram senhas roubadas durante uma "invasão" ao sistema de Controle de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA).

O departamento de Segurança Interna dos EUA minimizou o ataque em Illinois, afirmando que não há evidência sobre uma ameaça à segurança pública.