Topo

Israelense decifra inscrição dos Cruzados em árabe

France Presse

16/11/2011 12h43

JERUSALÉM, 16 Nov 2011 (AFP) -Uma inscrição em árabe escrita há 800 anos pelos Cruzados e encontrada perto de Tel Aviv foi decifrada pela primeira vez, anunciou o professor israelense de Arqueologia, Moshe Sharon.

"É uma descoberta sem precedentes, já que nenhuma inscrição em árabe escrita pelos Cruzados havia sido localizada até agora em todo Oriente Médio", declarou à AFP o professor da Universidade Hebraica de Jerusalém.

"Recentemente consegui decifrar as palavras 'Frederico II, Rei de Jerusalém, 1229 da Reencarnação de nosso Senhor Jesus, o Messias' escritas em árabe e gravadas em um bloco de mármore cinza de um edifício da região de Tel Aviv", explicou.

"O edifício onde foi encontrada a inscrição de 60 cm por 50 cm estava inicialmente dentro da muralha do antigo porto de Jaffa, que o imperador romano germânico Frederico II fortificou", completou.

A inscrição menciona os nomes de todas as províncias controladas pelo imperador Frederico II.

O imperador, desafiando uma proibição do papa Gregório IX - pelo qual foi excomungado -, organizou e comandou a Sexta Cruzada (1228-1229) para reconquistar os territórios perdidos do reino de Jerusalém depois da conquista por Saladino, assim como sua capital.

Mas depois de fortificar Jaffa, ao invés de pagar em armas, o apreciador do islã e da língua árabe negociou com Malik al-Kamil, sultão do Egito, um acordo segundo o qual os francos recuperavam o controle de Jerusalém, Nazaré, Belém e arredores.

"Frederico II, amigo dos muçulmanos e admirador da civilização islâmica, é o único cruzado que alcançou seus objetivos sem derramar uma gota de sangue", disse o professor Sharon.

ChW/fp